terça-feira, 25 de dezembro de 2007

COMO AS COISAS SÃO DIFERENTES - Uns deixam ou fazem que não vêm, outros criam e recriam






Cais em Aregos para grandes embarcações


A Câmara de Baião anunciou ontem a construção de um cais em Aregos, Santa Cruz do Douro, para atracagem de embarcações com capacidade até 200 passageiros. O equipamento, que deverá ficar pronto em Maio de 2008, localiza-se junto à Estação de Aregos e visa dar resposta quer ao tráfego turístico do Douro, quer ao aparecimento do primeiro hotel no concelho de Baião, refere a Câmara em comunicado. A autarquia diz ter já chegado a acordo com o Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos.


Conforme lembra a Câmara, na ficção de Eça de Queiroz "A Cidade e as Serras", é precisamente na estação ferroviária de Aregos que as personagens Jacinto e Zé Fernandes desembarcam, depois da viagem que os trará da civilizada Paris para a rústica Tormes. A quinta onde se desenrola a acção foi herdada pela mulher de Eça de Queiroz, constituindo hoje um valioso espólio museológico, com conferências e colóquios internacionais sobre o escritor




Ver em JN




2 comentários:

José M. Barbosa disse...

A minha avó materna era de Caldas de Aregos. Não é Aregos, é Caldas de Aregos.
Não é a oeste do Sudão, a sul do Egipto, entalado entre o Tchad e a Etiópia. É Darfour.

José M. Barbosa disse...

Deixem o Eça dormir em paz. Já cansa. O Eça não precisa disto.
Parem de o usar.
Virem a vossa "cultura" e "humanismo"
para quem precisa.
Assim é fácil. Angariar simpatias entre hipócritas e pedaços de asno que não sabem ler mas são ufanos em defender Eça. Ou outra.