quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

A AREIA QUE FALTA NA GRANJA - descobriram -na

(...)
"O que se passa é que quando o quebra-mar foi construído, existia entre o farol norte e a praia um espaço de 50 metros por onde as águas do mar passavam. Por falta de manutenção, nesse espaço foram-se acumulando toneladas de areia. Actualmente, aquilo é uma verdadeira porta de aço por onde nada passa. Daí a praia da Aguda a sul e a praia da Granja estarem sem areia e só com rochas", explicou o pescador Manuel Faustino. (...)
"Cerca de uma semana depois, através de um despacho, o Ministério do Ambiente deu autorização ao INAG para iniciar as obras. E agora vem a Câmara de Gaia falar de mais estudos, travando dessa forma um processo que já estava em andamento e apenas por vontade de protagonismo político", criticou Fernando Figueiredo."De projectos estamos nós cheios, nós queremos é que mandem para aqui uma máquina ou duas e tirem esta areia de uma vez por todas para podermos continuar a trabalhar", concluiu Manuel Faustino. "É que por este andar, ou somos obrigados a ir pescar para outro lado ou a vender os barcos e desistir, como, aliás, já estão alguns a fazer".
Manuel Ferreira CanholaPescador
"Acabar-se com a pesca aqui é um pecado", diz Manuel Canhola, um dos 13 pescadores que, embora a custo, ainda vão ao mar na Aguda. Houve tempo em que chegaram a ser 66 os barcos que todos os dias saíam para a faina, recorda. Em condições normais, há muito que já andaria à pesca. "Se isto continuar assim, os pescadores vão sair daqui, vendem-se os barcos e nunca mais ninguém poderá comer o peixe bom que sai deste mar"."É meio metro de fundo"
Manuel Faustino Pescador
É com enorme desgosto e até revolta que Manuel Faustino olha o enorme areal nascido do nada entre o quebra-mar e a praia da Aguda. "Uma porta de aço", diz, que não deixou passar areia para sul e descarnou a costa. "Queremos sair para o mar e não podemos se não na maré-alta ou bateríamos com os motores no fundo. Não chega a meio metro de fundo. E, depois, para podermos entrar no porto em segurança, temos de regressar mais cedo do que o normal".
artigo do JN
de Natacha Palma

3 comentários:

José M. Barbosa disse...

Verdade. Pena o tom "soft" de quem não quer ter nada a ver com o assunto. Responsabilidades ? Repartidas.
Salvo seja.

José M. Barbosa disse...

E não há quem accione responsáveis ou mesmo quem lhes parta os cornos.
Estou a ficar convencido que os "gangues" da noite do Porto têm mais carácter.

José M. Barbosa disse...

Gosto do título.

"A areia que falta na Granja".

Não tinha reparado antes.

Z.