quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Sophia evocada em livro de "jardineiro da alma" Alberto Vaz da Silva


6 de Dezembro de 2009, 23:35

Lisboa, 16 Dez (Lusa) -- "Evocação de Sophia", assim se chama o livro com excertos de poemas e cartas de Sophia interpretados por Alberto Vaz da Silva, um "jardineiro da alma", segundo afirmou hoje o poeta José Tolentino Mendonça, autor do posfácio da obra.

Além de se debruçar sobre aspectos da vida e obra de Sophia de Mello Breyner Andresen (1919-2004), como as casas onde morou, as viagens que fez, a resistência ao salazarismo e a luta pela liberdade e pela justiça, o livro, editado pela Assírio & Alvim, inclui ainda um capítulo sobre "O Tema Astrológico" e outro sobre "A Escrita de Sophia", uma análise da sua caligrafia.

No posfácio, escreveu Tolentino Mendonça que este é "um livro sobre jardins. Os que nos precedem, os que formam sem sabermos a nossa alma e os seus declives, os que silenciosamente se avistam nas várias formas de grafia, desde aquela que cintila na vastidão silenciosa dos céus (e que também nos pertence), à nossa grafia íntima, feita de arranhões, de registos digitais, de textos, de crateras", e hoje, na apresentação da obra, disse que o que o fascinou foi, sobretudo, "esse extraordinário jardineiro da alma que é Alberto Vaz da Silva".


ver notícia em LUSA
http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10466710.html

Sem comentários: