terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Câmara de Gaia ameaça expropriar edifício do centro cultural Assembleia da Granja


No estado em que se encontra a Avª Sacadura Cabral é este .....a primeira avenida pedonal de Portugal e agora vêm dizer-nos que é muito IMPORTANTE A ASSEMBLEIA DA GRANJA.

AH! AH!

Onde está a pessoa ou pessoas que vão lucrar com isso?
Câmara de Gaia ameaça expropriar edifício do centro cultural Assembleia da Granja

Por Aníbal Rodrigues CM

A Câmara de Gaia prevê ainda concretizar alguns melhoramentos a nível de arruamentos e passeios na zona da Praia da Granja, que já foi uma estância balnear das elites portuguesas

Está decidido. O presidente da Câmara de Gaia, Luís Filipe Menezes, quer instalar a Assembleia Municipal de Gaia no histórico edifício da Assembleia da Granja, mesmo que para isso seja necessário expropriar o imóvel. "Esta câmara decidiu que a Assembleia da Granja fica no domínio público, que venha a servir a Assembleia Municipal de Gaia e, no intervalo, um espaço cultural", afirmou Luís Filipe Menezes ao PÚBLICO.

Nesta altura, o autarca já deu instruções para que os serviços da câmara iniciem um processo negocial com o proprietário da Assembleia da Granja, com o objectivo de adquirir o edifício, actualmente em ruínas e para onde até já esteve aprovado um lar de terceira idade, que nunca se concretizou. "Dei instruções para que se procure chegar a um acordo", adianta Menezes. Mas, se o município não conseguir encontrar uma solução que agrade às duas partes, isso não deverá impedir a câmara de prosseguir com o que delineou para aquele espaço. "Não há acordo, a autarquia tem o direito de partir para a expropriação", resume o autarca.

Menos certo será o destino a dar ao edifício onde funciona a actual Assembleia Municipal de Gaia. "Pode ser demolido ou ficar para serviços municipais", equaciona o presidente da câmara.

Luís Filipe Menezes garante ainda que a Câmara de Gaia não descura a restante envolvente da Praia da Granja, que, no final do século XIX e princípio do século XX, foi um dos locais de veraneio preferidos pelas elites portuguesas, principalmente desde que foi construída a estação de caminho-de-ferro. Vultos da literatura portuguesa como Eça de Queiroz ou Sophia de Mello Breyner tiveram lá casa. A casa do autor de Os Mais foi entretanto demolida, o que suscitou polémica. A Praia da Granja foi também frequentada por outros contemporâneos de Eça de Queiroz, como Ramalho Ortigão, Oliveira Martins, Antero de Quental ou Guerra Junqueiro.Durante décadas, a Assembleia da Granja foi o principal espaço de convívio desta afamada e exclusivista praia nortenha. Para além da leitura e de uma sala de jogo, os seus frequentadores puderam desfrutar de inúmeros concertos musicais, peças de teatro e festas.

Como nos Campos Elísios

"Nós construímos a nova piscina da Granja coberta, recuperámos a descoberta e fizemos a marginal", recorda Luís Filipe Menezes em relação à Praia da Granja, situada na freguesia de São Félix da Marinha. O autarca acredita que estas obras estimularam também os particulares. "Hoje, mais de 50 por cento das casas da Granja estão recuperadas e habitadas", constata.

Menezes acredita que a transferência da Assembleia Municipal de Gaia para o mais do que centenário edifício da Assembleia da Granja será mais um contributo para que a zona recupere fulgor. Para além desta obra mais emblemática, conta ainda realizar algumas obras ao nível de arruamentos e de passeios. Desengane-se desde já quem pensar que os passeios da Granja poderão ser revestidos a granito ou outro material. Menezes garante que serão em saibro: "A ideia é apostar no bucólico, no romântico. E não é só para poupar dinheiro, é porque é o mais adequado." Dá o exemplo dos Campos Elísios, em França, onde também existem passeios em saibro.

Sem comentários: