quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

PRAIA DA GRANJA- AFINAL NÃO É TUDO MAU


Futuros empresários recrutados por "olheiro"

Projectos na incubadora de empresas de S. Félix da Marinha foram "caçados" nas escolas

NATACHA PALMA, LISA SOARES

A incubadora de empresas InovaGaia, em São Félix da Marinha, está praticamente lotada, mas os seus responsáveis continuam a recrutar jovens potenciais empresários em universidades, colégios e até escolas secundárias.



Inaugurada há menos de dois meses, a InovaGaia, inserida no Parque de Ciência e Tecnologia de S. Félix da Marinha, em Gaia, está bem perto de esgotar a lotação. Ali trabalham já cerca de 100 pessoas, na sua grande maioria jovens, muitos deles acabados de sair da universidade. Uns chegaram ali com uma mera ideia de empresa, outros já com um projecto, mas falta de meios para avançar. Outros foram pura e simplesmente recrutados.

Foi o caso de Pedro Silva e Pedro Rodrigues, sócios da CreativeBitBox, uma empresa dedicada à transformação de qualquer superfície, seja ela uma mesa, uma parede, um pedaço de chão ou uma montra, numa superfície totalmente interactiva, sem necessidade de sensores, algo que até há muito pouco tempo só era visto em filmes de ficção científica.

Os dois jovens, o primeiro de Braga e o segundo de Beja, foram os vencedores do prémio Jovem Empreendedor 2008 atribuído pela Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE). E foi logo na cerimónia de entrega do prémio que os dois jovens foram "caçados" por Fernando Machado, director-geral da InovaGaia, qual "olheiro" do mundo empresarial.

E tal como nos clubes de futebol, o trabalho dos "olheiros" não se esgota, também o de Fernando Machado continua. É que os actuais "locatários" da incubadora têm apenas três anos para crescer e depois bater asas e há por isso que encontrar novos. Seja levando a cabo seminários, juntamente com o próprio presidente da InovaGaia, Álvaro Santos, seja em acções de promoção no ensino superior e até mesmo em colégios e escolas secundárias com cursos técnico-profissionais.

"O nosso objectivo é combater o desemprego no concelho e fazêmo-lo desafiando jovens a acabarem as licenciaturas e os mestrados e, quem sabe, a colocarem as suas teses em prática e criar empresas. Esse desafio devia ser dado a conhecer logo nas escolas secundárias, na chamada área de projecto, onde os estudantes podiam ser incentivados a criar um projecto de empresa. Nós vamos lá mostrar-lhes que, ao contrário do que possam pensar, não é assim tão difícil. Na InovaGaia, damos meios para irem mais longe", explicou Fernando Machado.

Mas não para muito mais longe. "A ideia é crescermos para os lados", gracejou António Castro, da empresa Solíndigos, dedicada às energias renováveis: "O objectivo é que, mal termine o nosso tempo na incubadora, possamos já ter condições para construirmos o nosso próprio espaço no parque tecnológico, aqui ao lado".

"Temos sentido um grande apoio ao nível da formação empresarial, na criação de sinergias entre as empresas, apoio ao acesso a financiamento.E por tudo isso queremos aqui continuar, agora na incubadora e depois no parque", concluiu António Castro.

ver em JN

http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Porto&Concelho=Vila Nova de Gaia

Sem comentários: