sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

BAIÃO: Presidente da Câmara anuncia criação do prémio de mérito cultural Eça de Quiroz

O autarca falava em Tormes, onde quinta-feita se iniciou um colóquio internacional com a participação de dezenas de investigadores e curiosos da obra do romancista


O presidente da Câmara Municipal de Baião, José Luís Carneiro, anunciou quinta-feira a criação de um prémio de mérito cultural, com o nome de Eça de Queiroz, com o objectivo de distinguir “projectos de mérito em várias áreas da Arte”.
O autarca falava em Tormes, onde quinta-feita se iniciou um colóquio internacional com a participação de dezenas de investigadores e curiosos da obra do romancista.
José Luís Carneiro referiu que a tarefa de estruturar o prémio de mérito cultural está entregue à antiga ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, especialista na obra de Eça de Queiroz. “Já era tempo de uma figura ímpar, como Eça de Queiroz, ter um prémio com o seu nome, por tudo o que representa na nossa cultura e literatura. Esta é também uma forma de evidenciar o relevo desta instituição que trabalha todos os dias para manter viva a obra queirosiana”, disse José Luís Carneiro, dirigindo-se a Isabel Pires de Lima, presente no evento.
Antes, a presidente do Conselho de Administração da FEQ, Maria da Graça Salema de Castro, deu as boas-vindas aos participantes: “sejam bem-vindos a este que é o mais alto lugar queirosiano, que é também a vossa casa”, notou citando o autor Campos Matos.
A iniciativa “Sendas Queirosianas” vai na sua primeira edição e tem como tema “Os Estudos Queirosianos – Desafios Actuais”.
Até sábado são esperadas dezenas de participantes para assistir a uma quinzena de conferências.


ver em
TAMEGA ONLINE


http://www.tamegaonline.info/v2/noticia.asp?cod=2714

Sem comentários: