quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

GAIA tem o TEATRO EXPERIMENTAL DO PORTO




Nos 100 anos do artista António Pedro
Ontem

O encenador, escritor e artista plástico António Pedro completaria hoje o 100.º aniversário(faleceu em 1966, aos 57 anos).

Para assinalar a data, o Museu Soares dos Reis, no Porto, oferece hoje uma visita ao seu espólio, às 15 horas.

Figura multifacetada, António Pedro desenvolveu uma actividade artística transversal que tocou praticamente todas as áreas.

O Museu Soares dos Reis tem em sua posse desde o ano 2000, em regime de depósito, uma pequena colecção de desenhos e peças de cerâmica de autoria de António Pedro, pertencente a Daniela Santos Costa.

Ao pretender assinalar o dia em que se assinalam os 100 anos do nascimento de António Pedro, o Museu Soares dos Reis promove esta tarde, a partir das 15 horas, uma visita guiada a este pequeno conjunto de cerâmicas e desenhos, numa evocação simbólica da memória do artista.

António Pedro nasceu na Cidade da Praia, em Cabo Verde, a 9 de Dezembro de 1909 e faleceu em Moledo, Caminha, a 17 de Agosto de 1966.

A sua vida académica passou pelo Instituto Nuno Álvares da Companhia de Jesus, em La Guardia, tendo frequentado as faculdades de Direito e de Letras, em Lisboa, não concluíndo qualquer curso. Em Paris estudou no Instituto de Arte e Arqueologia da Sorbonne.

Foi director do Teatro Apolo, em Lisboa, e o primeiro director artístico do Teatro Experimental do Porto, entre 1953 e 1961. Seria também crítico de arte e cronista da BBC, em Londres.

Esteve ao lado de Mário Cesariny como percursor do movimento surrealista português.

Viveu os últimos anos de vida em Moledo, perto de Caminha. A maior parte da sua obra plástica perdeu-se na sequência de um incêndio no seu ateliê.

Sem comentários: