quarta-feira, 8 de agosto de 2007

AINDA A CASA DE D. EMÍLIA EÇA DE QUEIROZ




"Uum monte de pedras é tudo quanto resta do antigo chalé onde viveu a viúva de Eça de Queirós, na praia da Granja, em Vila Nova de Gaia. Há dias, o dono da quinta arrasou as paredes e tentou apagar a memória do lugar. "Agora, choram ágrimas de crocodilo, mas a Câmara sabia de tudo", criticou Afonso Eça de Queirós Cabral, bisneto do escritor de "Os Maias".
....Existem silêncios, cumplicidades e desprezo pela forma como foi destruída uma moradia que, embora nunca tenha sido residência de Eça, estava associada ao universo queirosiano. Por lá viveu e morreu Emília de Castro Pamplona (viúva de Eça) e ainda uma boa parte da família do romancista. Pelo chalé, agora reduzido a um monte de pedras, passou muita gente das artes e das letras, entre as quais o escritor Alberto Oliveira e a poetisa Sophia de Melo Breyner Andresen.
Segundo o JN apurou, a antiga casa da viúva de Eça foi comprada pelo empresário Santos Silva, da Jofilhos-Sociedade de Construções Lda, com sede em Arcozelo, mas, através de um funcionário, mandou dizer que "por agora" não prestava declarações""
Claro tudo na BANANICE...é assim!
Ver as notícas em o JN
Claro que a fiscalização - deixem-me rir- fez RELATÓRIO????

Sem comentários: