quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

LER E LEITURAS...de e sobre Granjolas


Eça de Queiroz refere, como é sabido, que Tormes encantou o Jacinto de a Cidade e as Serras paisagística e gastronomicamente. E que o grande escritor apreciava a boa mesa prova-o, sem dúvida, a larga referência feita nos seus romances aos opíparos pratos da culinária portuguesa.
"Diz-me o que comes, dir-te-ei quem és. O carácter de uma raça pode ser deduzido simplesmente do seu método de assar a carne - e compreenderemos de imediato o espírito que norteou este notabilíssimo trabalho de pesquisa exposto por Dario Castro Alves ao longo de 4000 citações! Para apontar a iguaria basta acrescentar uma pitada de salsa sugerida por Jorge Amado: "Dario sabe Eça de cor e salteado e ninguém sabe mais em Lisboa do que esse ex-embaixador que fez da diplomacia uma escola de convivência, de verdadeiro intercâmbio cultural: letras e artes, vinhos e comidas. O que deveriam fazer todos os embaixadores e em geral não fazem."
ALVES, Dário Moreira de Castro - Era Tormes e Amanhecia : Dicionário gastronómico cultural de Eça de Queiroz, col. Livros do Brasil, ed. LBL, Vol. I, 1992.

Sem comentários: