sábado, 20 de janeiro de 2007

GRANJOLAS...até sendo ANIMAIS

"Pobres almas que amam em quatro patas,
quer dizer, com mais firmeza do que o homem."
Teixeira de PASCOAES


"Os animais que andam pelos livros como pela vida e pela Arca de Noé cruzam-se com os personagens humanos e muitas vezes são eles mesmos os personagens priviligiados dos sentimentos humanos.(...)Nos sentimentos gira ainda o sange das nossas veias. São animais de quatro patas. Mas as nossas ideias voam de ramo em ramo. Há uma diferença de boi e rouxinol entre o que sentimos e o que pensamos. A Psicologia, que fauna maravilhosa."

MONTEIRO, Manuel Hermínio - LER / Livros & Leitores, nº27, Verão 1999.

E dizia ainda PASCOAES: " O s deuses saíram dos bosques, vieram ao mundo pelo mesmo caminho dos animais."




1 comentário:

Menina Marota disse...

O Gato

O gato à sua janela,
ao sol que brilha fulgindo,
vai dormindo,
vai pensando
e vai sonhando:

”Ó minha linda casinha,
tu és minha, muito minha,
nem há outra melhor que ela!”

O gato à sua janela,
ao sol que brilha fulgindo,
vai dormindo,
vai pensando
e vai sonhando:

Pelas longas noites de invernia,
quando o vento, num lamento,
muito lento, muito longo,
muito fundo, de agonia,
ruge e muge,
e a chuva bate à janela,
nos vidros, fina a tinir,
- ai como é bom dormir
ao serão, todo enroscado
ao pé do lume doirado,
fazendo ron-ron, ron-ron…

O gato à sua janela,
ao sol que brilha fulgindo,
vai dormindo,
vai pensando
e vai sonhando:

“Não tenho inveja a ninguém:
nem aos pássaros no ar,
a voar;
nem aos cavalos saltando,
galopando;
nem aos peixinhos do mar,
a nadar;
não tenho inveja a ninguém,
aqui da minha janela,
onde me sinto tão bem…

Ó minha linda casinha,
tu és minha, muito minha,
não há outra melhor que ela!”

(Poema de Afonso Lopes Vieira)

Um abraço
;)