sábado, 5 de setembro de 2009

PASSAGEM DE NÍVEL DO COMBOIO DA GRANJA


"Deram terreno há 12 anos para passar via-férrea

Os moradores da urbanização Quinta de Forbes, em Arcozelo (Gaia), esperam há 12 anos pela eliminação das passagens de nível rodoviária e pedonal sobre a Linha do Norte na Granja.

O terreno para a execução da travessia desnivelada, que servirá milhares de pessoas que se deslocam entre a praia da Granja e a EN109, foi cedido pelo promotor desse empreendimento em 1997.


A parcela foi entregue à Câmara de Gaia, no âmbito da emissão do alvará do loteamento. O construtor criou passeios e pavimentou as ruas de acesso à propriedade, a pensar na edificação da passagem desnivelada (intitulada Aguda-Sul) que ligaria a margem da EN109 à Avenida da República, situada do outro lado da via férrea. Hoje, o terreno está abandonado repleto de silvas, de outras ervas daninhas e de lixo. E assim continuará por mais alguns anos, tendo em conta as informações da Refer e do próprio Plano Director Municipal de Gaia, onde surge como uma intervenção a concretizar a médio/longo prazo.

"A Refer está em negociação com a Câmara Municipal de Gaia com vista ao estabelecimento de uma parceria para a supressão de todas as passagens de nível existentes no concelho. Estima-se, nesta fase, que todas as acções de supressão de passagens de nível possam ser gradualmente concluídas até final de 2013, início de 2014", esclareceu a Refer, em resposta por escrito ao JN. O novo Plano Director Municipal de Gaia aponta para a necessidade de rasgar oito passagens desniveladas, de modo a pôr fim aos atravessamentos a pé e por viaturas da Linha do Norte no município.

Os moradores, que solicitaram explicações à Autarquia ao longo dos anos, lembram o "enorme perigo" que enfrentam cada vez que têm de cruzar a linha. A situação agrava-se pelo facto de boa parte das mais das 400 famílias da urbanização terem filhos pequenos. Assinalam, também, que alguns condóminos adquiriram a habitação naquele local na expectativa de ser edificada a travessia a curto prazo, até porque, garantem os moradores, esteve afixado, em 2005, um painel camarário que anunciava o início da empreitada para Novembro desse ano.

O Município salienta que a responsabilidade de construção da passagem desnivelada é da Refer e já deu conta, por carta, aos habitantes da urbanização dos esforços desenvolvidos para a concretização da obra."

artigo do JN de

CARLA SOFIA LUZ

http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Porto&Concelho=Vila Nova de Gaia

Sem comentários: