quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Esgotos de outros tratados no concelho de VILA NOVA DE GAIA


A Câmara de Gaia decidiu integrar a empresa SimDouro, que irá tratar os esgotos de nove concelhos do Grande Porto. Menezes fala em solidariedade municipal, a CDU alertou para "aumentos de tarifário" e o PS diz ser "uma excelente iniciativa".

O sistema, criado pelo Governo Julho, vai assegurar o tratamento dos esgotos de sete municípios do Grande Porto que ainda não dispõem de rede em alta. As Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Gaia e da Maia têm excesso de capacidade e receberão os efluentes daqueles concelhos.

"Há municípios do interior norte do distrito do Porto, onde o saneamento é muito complicado e caro de implementar. Assim, será o Estado, através da SimDouro, a fazer o saneamento. Municípios como Gaia associam-se, libertando as suas ETAR para tratar os resíduos. Somos compensados por isso e não vendemos nada. É como que um aluguer das nossas ETAR", referiu o presidente da Câmara de Gaia, Luís Filipe Menezes. A Autarquia receberá, como compensação financeira, mais de 23 milhões de euros.

Para a CDU, no entanto, "cria-se uma salvadora almofada financeira de algumas dezenas de milhões de euros, que permitirá manter as aparências mais algum tempo, à custa dos gaienses, que poderão ser sujeitos a mais aumentos de tarifários".

"Há muitas questões mal explicadas neste negócio: a SimDouro é uma empresa que integra oito municípios [Gaia, Maia, Paredes, Penafiel, Baião, Arouca, Castelo de Paiva e Cinfães]. Só dois deles são do Grande Porto, mas sem qualquer ligação entre si: Gaia e Maia. Há pouca clareza quanto aos tarifários, sendo porém evidente que irá haver aumentos", referiu a CDU de Gaia.

O PS aprovou a proposta, considerando que se trata de "uma concessão ao sector estatal e não de uma venda ao sector privado, garantindo que o serviço continuará a ser público".

"É uma excelente iniciativa que abre a possibilidade de se obter ganhos significativos de economia de escala, melhorando o rigor da gestão, a qualidade do serviço e sobretudo a sustentabilidade do sistema", considerou Barbosa Ribeiro, do PS.

O vereador defendeu que deveria ser apresentado "um Plano de Tarifas de Saneamento a pagar pelos gaienses que, de alguma forma, também os recompensasse".

IN JN

http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Porto&Concelho=Vila Nova de Gaia

Sem comentários: