domingo, 27 de maio de 2007

NOVA AREIA PARA A PRAIA DA GRANJA


Esta é a notícia do jornal O Primeiro de Janeiro, de hoje, com o título de "Camiões «enchem» a Granja de areia"
A mais nobre e histórica das praias de Vila Nova de Gaia está a ser alvo de uma operação de reposição de areia, para fazer face ao avanço do mar. À semelhança do que vem acontecendo nos últimos anos, a mão do homem tenta corrigir uma situação à espera da Natureza.
Como acontece todos os anos, a praia da Granja já está a ser «abastecida» de areia, tendo em vista a época balnear que se avizinha. Com autorização dos serviços do Ministério do Ambiente, a Câmara de Gaia faz deslocar para o local vários camiões, no intuito de tornar o areal minimamente utilizável pelos veraneantes. Apesar da boa vontade da medida, ela é vista apenas como algo de paliativo, não se combatendo o principal problema: a gradual diminuição do volume de areia e consequente avanço do mar, que, inclusivamente, já causou estragos na famosa «meia laranja», arrastando pedras de dimensão considerável.
“Está cada vez pior!” Esta é a opinião unânime dos frequentadores das praias da Granja e de Boca Mar, que observam com nostalgia e revolta a escassez de areia nas praias de S. Félix da Marinha, localizadas a Sul da Aguda, em Vila Nova de Gaia. De facto, a paisagem actual contrasta com as imagens catadas nos tempos áureos do extenso areal, com espaço para barracas, outrora frequentado pelas classes mais abastadas da sociedade. Na maré-alta, o mar atinge as escadarias da meia laranja e quem fica sentado no muro circundante arrisca-se a tomar um banho involuntariamente. Em Boca Mar, a água chega até ao passadiço. Joaquim Silva nasceu na Granja e explora o café Boca Mar desde 1994. “Antigamente a praia tinha muito areal, mas desapareceu bastante desde há quatro ou cinco atrás”, constatou, afirmando que por enquanto não está preocupado com a possibilidade de água atingir o estabelecimento de restauração. “A praia está uma miséria. Desde que fizeram o paredão da Aguda, tem desaparecido a olhos vistos. Antigamente ainda se apanhavam uns polvos, agora já não”, acrescentou um cliente do café e morador na zona há décadas. “Há falta de areia. O que se há-de fazer? Depois do paredão da Aguda, está lá toda amontoada”, acrescentou Fernando Santos, que vive junto às praias da Granja e de Boca Mar desde os 7 anos de idade. Adianta que todos os anos os camiões acartam areia de um lado para o outro, mas duvida desta solução provisória. “Resulta por um tempo. No último Verão trouxeram ainda mais areia, mas ela vai-se toda levada pelo mar”, disse. “Estragaram isto tudo! Não sei o que poderão fazer para a praia não desaparecer”, disse, acrescentando que mais um paredão provocaria um problema semelhante mais a Sul. “Já faltam pedras na meia laranja. A fúria do mar vai levando a areia. Depositar só areia não adianta. Se não se tomarem medidas, a praia vai desaparecer de vez”, afirmou Manuel Santos Silva. A questão da falta de areia também preocupa a Junta de Freguesia de S. Félix da Marinha. Recentemente, o problema foi exposto na Assembleia Municipal por Délio Oliveira, que classificou como os resultados da construção do molhe da Aguda como “simples e fatalmente negativos”.

Sem comentários: