segunda-feira, 7 de maio de 2007

"ENTRE O MAR E O CAMPO"

Vejam a notícia de O Primeiro de Janeiro

Uma Quinta que foi construída na Freguesia, cujos pintores que pintaram os seus tectos foram os mesmos que pintaram os tectos da Igreja Matriz de S. Félix da Marinha aparece nos aqui quase como propriedade de outra freguesia.


Passo a citar:




"São Félix da Marinha é uma freguesia litoral situada no extremo sul do distrito do Porto e do Concelho de Vila Nova de Gaia, ao qual pertence, confrontando a norte com Arcozelo, a nascente com Serzedo e Grijó, a sul com Anta, Guetim e Espinho e a poente com o oceano Atlântico.(...)

Em 1860 existiriam na Granja, junto à praia e em terrenos adquiridos por Fructuoso Ayres, pequenas leiras com depósitos de sal. Assim sendo, e salvo melhor explicação, justifica-se desta forma o topónimo São Félix da Marinha.
Dos lugares acima referidos, o da Praia da Granja é, sem dúvida, o que mais se destaca da história desta freguesia. Os Cónegos Regrantes do Patriarca Santo Agostinho do Real Mosteiro de S. Salvador de Grijó (vulgarmente chamados frades Agostinianos ou Crúzios), construíram a chamada Quinta da Granja, mais tarde Quinta dos Ayres e hoje conhecida como Quinta do Bispo, para ali se poderem instalar e, por estarem perto do mar, criarem a sua brévia – “ir a ares”.






ver em
http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=

1 comentário:

Anónimo disse...

Só tenho um comentário a fazer relativamente à notícia d´O Primeiro de Janeiro:
Diz-se que S. Félix da Marinha ocupa "uma área de 8,78 quilómetros quadrados".

Pois bem, a última Carta Educativa aprovada em reunião da Assembleia Municipal, semanas atrás, menciona na sua página 41 que a área geográfica de S. Félix da Marinha foi alterada. Assim: Os Censos 1991- 9Km2; os Censos 2001- 7,9Km2. Redução de 1,1Km2?!?!?!
Em comparação, Arcozelo, segundo os Censos 1991- 7.8Km2; segundo os Censos 2001- 8.6Km2. Aumento de 0,80Km2!?!?!?! Será da praia que cresceu na Aguda e diminuiu na Granja e Brito?!?!?!

ESTRANHO!?!?!?!

Nota: via e-mail a Carta Educativa