domingo, 13 de junho de 2010

"Meia-laranja" da Granja ficou mais robusta???????






O s enormes buracos na "meia-laranja" da marginal da praia da Granja foram notícia várias vezes. A acção do mar fez a histórica e airosa marginal na freguesia de S. Félix da Marinha, em Gaia, colapsar e abrir crateras, chegando a colocar em risco toda a estrutura e algumas casas.

A empresa municipal Águas de Gaia candidatou uma intervenção ao Fundo de Protecção dos Recursos Hídricos e conseguiu a comparticipação de 62,5% naquela que foi a obra mais cara a ser apoiada: 348 mil euros.

Para travar a voracidade do mar, que arrastava os materiais mais finos, a estrutura que suporta a laje da escadaria e a marginal foi enchida com pedras e selada, para afastar o risco de colapso. A obra está concluída, com pavimento novo, e as novidades são a casa nova d´A Barraquinha e a praia que recebeu areia nova, reposição também apoiada pela ARH/Norte.

Pimenta Machado, da ARH, elogia a prontidão de Gaia na adesão a boas práticas. "É o concelho com maior taxa de adaptação dos apoios de praia ao Plano de Ordenamento da Orla Costeira", afirma. José Maciel, da Águas de Gaia, desenvolve: "Trinta apoios de praia foram totalmente renovados nos últimos dois anos".

VER EM JN
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Porto&Concelho=Vila Nova de Gaia&

Sem comentários: