quinta-feira, 10 de junho de 2010

BARRAQUINHA DEMOLIDA AO FIM DE 80 ANOS





O bar de praia "A Barraquinha", na esplanada Fernando Ermida, na Granja (Gaia) foi demolido, ontem, quarta-feira, ao fim de 80 anos de existência. Ponto de encontro de várias gerações de "granjolas", o seu fim à força de retroescavadoras foi marcado por lágrimas e memórias.

"Toda a minha vida foi feita aqui. Foi aqui que nasci, cresci e namorei. Não conheço paredes tão bem como estas. É o fim de uma parte de mim". Foi com a voz embargada e as lágrimas a correrem-lhe pela cara abaixo que Rui Fernandes, da família concessionária do bar, assistiu, ontem de manhã, à demolição da "Barraquinha".

O fim estava predestinado há já quase três anos, quando o Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) impôs a criação de novas condições no apoio à praia. "Foi um golpe muito grande que nos deram e devido à nossa luta em tentar evitar isto, o POOC esteve parado cerca de dois anos, mas, no fim, acabaram por nos vencer", lamentava, ontem, Maria José Fernandes, filha dos concessionários originais. A mãe, Gilda da Silva, hoje com 89 anos, não quer sequer ouvir falar do fim da "Barraquinha". "Ela passou aqui 40 anos da vida dela e eu outros 40 já com o meu falecido marido e os meus filhos. Foram muitas vidas que passaram por aqui, muitas histórias que se viveram", continuou Maria José Fernandes.

Por ali passaram figuras como a poetisa Sophia de Mello Breyner, que gostava de escrever numa mesa muito específica e voltada para o mar, mas também, mais recentemente, figuras do mundo da bola, sobretudo jogadores do Futebol Clube do Porto.

"A mítica à volta da Barraquinha, não foi criada por nós, concessionários, mas sim pelos clientes. Agora, restam-nos as memórias e fazer com que a Barraquinha Nova, o bar que construímos aqui ao lado, venha, também ele, a ser palco de novas histórias", fez notar, por sua vez, Eduardo Fernandes.

ARTIGO JN DE NATACHA PALMA

http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Porto&Concelho=Vila Nova de Gaia

Sem comentários: