quarta-feira, 16 de julho de 2008

ONDE ESTÁ O CENTRO DE SAÚDE DA GRANJA?????


Instituições de saúde aderem ao Plano Nacional de Leitura



Instituições de saúde começaram ontem a receber materiais para os profissionais seduzirem os pais para a importância da leitura com os filhos e mostrar pequenas dicas, como a escolha de livros com folhas grossas para bebés com dedos gordinhos.
A iniciativa faz parte do projecto «Ler + dá Saúde», um programa do Plano Nacional de Leitura que tem como grande objectivo aproximar os mais pequenos do prazer de ler. Esta receita será prescrita pelos profissionais de saúde dos centros e hospitais que já começaram a receber os materiais de apoio para a acção, segundo disse à Lusa a comissária do Plano Nacional de Leitura, Isabel Alçada.
Para já, estão inscritos no projecto 52 instituições e serão estas que receberão cartazes alusivos às razões para ler com as crianças e folhetos de divulgação da acção. Os cartazes – que serão colocados nas salas de espera e corredores da instituição – incluirão a morada da biblioteca pública mais próxima, de forma a “estimular esse precioso instrumento que é a rede de leitura pública”, afirmou Isabel Alçada. Por seu lado, os médicos irão receber uma caixa com livros adequados às várias etapas do crescimento da criança. Com este material, explicou a comissária do Plano Nacional de Leitura, os profissionais de saúde demonstrarão que o livro recomendado a uma criança de seis meses não é o mais adequado para uma de três. Na conversa que manterá com os pais, o profissional de saúde poderá dar pequenas dicas, como a melhor textura do papel para os mais pequenos ou a forma mais adequada das páginas para quem tem dedos gordinhos, por exemplo. A mensagem é, contudo, uma só: a leitura estimula o desenvolvimento da criança e os pais devem dedicar algum do seu tempo a este acto.

Noticia em O Primeiro de Janeiro

Sem comentários: