terça-feira, 24 de junho de 2008

ESCRITORES QUEIROSIANOS NO S. JOÃO DE GAIA



No passado dia 21 de Junho desfilaram na marginal de Gaia as habituais Marchas de S. João.
Desta vez, para a coreografia e as letras das canções, o tema foi escritores, e vai daí, aconteceu esta coisa singular: Camilo Castelo Branco venceu a parada, recordado por Vilar do Paraíso, Vilar de Andorinho e Canidelo; Pedroso escolheu Júlio Dinis e Mafamude, Fernando Pessoa; no que diz respeito a escritores vivos, Crestuma escolheu um poeta local, Eugénio Paiva Freixo; a Afurada, Barbosa da Costa, e Santa Marinha, J. Rentes de Carvalho, sendo estes dois últimos sócios da Confraria Queirosiana.
Surpreendentemente Eça de Queirós, que Canelas ainda tentou levar mas não conseguiu, também não foi escolhido por S. Félix da Marinha, onde fica a Granja, e Garrett, que viveu no Castelo de Gaia e em Oliveira do Douro, também ficou de fora.
Aquelas escolhas, para além de proporcionarem interessantes reflexões sobre o que é um escritor e qual o impacto da sua obra ao nível popular, mostraram também o desajustamento cultural de algumas freguesias e das suas associações recreativas com os aspectos culturais mais relevantes do Município.

in O Primeiro de Janeiro

Sem comentários: