terça-feira, 24 de abril de 2007

EÇA ....plaguiado??? ou não


"Meu Caro Eça.
Não resisti ao crime de actualizar o seu texto e, mesmo assim, estou certo que muitos bacharéis que o lerem não irão entendê-lo de todo. Uns porque sim: um recente inquérito na Universidade de Coimbra demonstrou que muitos estudantes só lêem SMSs ; outros, porque não; dirão que são licenciados, pós-graduados nisto e naquilo, MBAs, mestres, doutores, ministros, etc, etc.. Mas, no fundo, são bacharéis a quem as universidades e os institutos foram cobrindo o curso base com finíssimas películas sobrepostas de irrelevância de diversos outros cursos e uma ou outra especialidade, como aqueles variados bolos de aniversário que se compram já feitos: a massa de base é toda igual, toda péssima, e as coberturas são só para vista e para a ocasião. Mesmo os bacharéis em Teologia (ainda os há, meu Eça!) já esqueceram o evangélico aforismo: pelas obras os conhecereis! "
J. A. Gonçalves Guimarães Mesário-mor da Confraria Queirosiana
ver em O PRIMEIRO DE JANEIRO

2 comentários:

Anónimo disse...

«Plaguiado»? Alguém que guia o carro de outro sem lhe pedir autorização? Ou será «plagiado»? Alguém que copia o trabalho de outro sem pedir autorização?

Já que se afirmam educadores dos granjolas, era útil não cometerem erros, nem que seja por puro lapso.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Gostei desta do "Pelaguiado=alguém que guia o carro de outro". Acho brilhante e com muita graça.
É óbvio que se deveu a dislexia digital e também não creio que haja a pretensão e àgua benta de alguém se arvorar em "educadores de granjolas"; absurdo. Nem a classe operária foi educada com todos os esforços dos criminosos que conhcemos.