"Meu Caro Eça.
Não resisti ao crime de actualizar o seu texto e, mesmo assim, estou certo que muitos bacharéis que o lerem não irão entendê-lo de todo. Uns porque sim: um recente inquérito na Universidade de Coimbra demonstrou que muitos estudantes só lêem SMSs ; outros, porque não; dirão que são licenciados, pós-graduados nisto e naquilo, MBAs, mestres, doutores, ministros, etc, etc.. Mas, no fundo, são bacharéis a quem as universidades e os institutos foram cobrindo o curso base com finíssimas películas sobrepostas de irrelevância de diversos outros cursos e uma ou outra especialidade, como aqueles variados bolos de aniversário que se compram já feitos: a massa de base é toda igual, toda péssima, e as coberturas são só para vista e para a ocasião. Mesmo os bacharéis em Teologia (ainda os há, meu Eça!) já esqueceram o evangélico aforismo: pelas obras os conhecereis! "
J. A. Gonçalves Guimarães Mesário-mor da Confraria Queirosiana
ver em O PRIMEIRO DE JANEIRO
2 comentários:
«Plaguiado»? Alguém que guia o carro de outro sem lhe pedir autorização? Ou será «plagiado»? Alguém que copia o trabalho de outro sem pedir autorização?
Já que se afirmam educadores dos granjolas, era útil não cometerem erros, nem que seja por puro lapso.
Cumprimentos
Gostei desta do "Pelaguiado=alguém que guia o carro de outro". Acho brilhante e com muita graça.
É óbvio que se deveu a dislexia digital e também não creio que haja a pretensão e àgua benta de alguém se arvorar em "educadores de granjolas"; absurdo. Nem a classe operária foi educada com todos os esforços dos criminosos que conhcemos.
Enviar um comentário