domingo, 7 de março de 2010




O maestro Gunther Arglebe faleceu ontem, sexta-feira, aos 77 anos. O corpo do músico encontra-se em câmara-ardente na sua residência, em S. Félix da Marinha de onde sairá, na segunda-feira, às 9.30 horas, para o tanatório do cemitério n.º 2 de Matosinhos.

Gunther Arglebe nasceu no Porto, em 1933, onde iniciou, aos 12 anos, estudos de flauta e violino no Conservatório. Integrou a Orquestra Sinfónica do Porto na sua fundação, em 1947, mas foi na Alemanha que se formou em direcção de orquestra.

O maestro esteve ligado a vários grupos do Porto, nomeadamente a Orquestra de Câmara Pró-Música e o Círculo Portuense de Ópera, assim como o Orfeão Universitário do Porto, do qual foi regente até 1969, altura em que foi dirigir a Orquestra Sinfónica. Escolheu Gaia para viver e Gaia reconheceu-lhe o afecto - o maestro Arglabe recebeu a Medalha Grau Ouro do município.

O vereador da Cultura gaiense, Mário Dorminsky, pupilo do maestro no Círculo Portuense de Ópera descreveu-o como um homem com uma "fantástica vida de melómano" que "sempre soube fundir os prazeres da música com os da vida".

ver em JN
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Cultura/Interior.aspx?content_id=1512826

Sem comentários: