quinta-feira, 29 de abril de 2010

Jacinta inaugura quarta edição do Jazz n'Gaia





Jacinta inaugura quinta-feira a quarta edição do Jazz’n Gaia, com o primeiro concerto da sua nova digressão, baseado no seu último disco Songs of Freedom, a animar o primeiro dia do festival de jazz de Gaia

ver em
http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Cultura/

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Morreu o investigador Pina Martins




Morreu hoje o investigador português Pina Martins, aos 91 anos, vítima de doença prolongada, informou à agência Lusa Paulo Coelho, membro da família.

Pina Martins foi presidente da Academia das Ciências, estudou e analisou o Renascimento, tendo "o maior espólio do Renascimento português, adquirido pessoalmente por Ricardo Salgado", informou o familiar.

Especialista na cultura portuguesa e europeia do Renascimento, tem várias obras publicadas, entre elas "Cultura portuguesa", "Reflexões críticas sobre Eça de Queirós", "Humanismo e Erasmismo na cultura portuguesa do século XVI", "Tratado de Confissom" e "Ensaio sobre o Parnasianismo Brasileiro".

"Au Portugal dans le sillage d'Erasme", "Humanisme et Renaissance de l'Italie au Portugal" e "Erasme à l'origine de l'humanisme en Allemagne" são outros títulos publicados.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Siemens assinala Dia da Terra com aplicação «verde»




A Siemens assinalou o Dia da Terra 2010 (22 de Abril) com o lançamento de uma aplicação através do Facebook que ajuda os utilizadores a economizarem água em casa.

A aplicação «Personal Water Footprint Calculator» permite aos utilizadores calcular os seus gastos anuais de água, tendo por base as práticas diárias que adoptam.

O «Personal Water Footprint Calculator» assume-se ainda como um espaço de partiha de conselhos acerca da eficiente gestão do consumo de água.

A Siemens recorda que «globalmente, o consumo de água está a duplicar a cada 20 anos».

veja em http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=114&id_news=446885

NA GRANJA É SÓ VERDES A COMEÇAR PELA AVENIDA DAS ÁRVORES EM OBRAS HÁ 3 ANOS
TEATRO E MAIS TEATRO

domingo, 25 de abril de 2010

sábado, 24 de abril de 2010

Matosinhos: Bisneto de Eça de Queiroz na Feira do Livro





A Feira do Livro de Matosinhos vai acolher este sábado, às 17:00 horas, o escritor António Eça de Queiroz, bisneto de Eça de Queiroz, que vai apresentar o seu mais recente livro, «O Romance Ilegal do Sr. Rodolfo»


A sessão vai decorrer no Lounge Literário da Feira do Livro de Matosinhos, na Galeria Nave dos Paços do Concelho, assinalando a estreia do escritor na ficção.

O autor assinou «Eça de Queiroz e os seus Clones» (2006) e «Porto Versus Lisboa» (2008), ambos editados pela Guerra e Paz.

ver em DD
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=186&id_news=446910

sexta-feira, 23 de abril de 2010

25 DE ABRIL E O SEU ESPIRITO





AQUI TEMOS O GRANDE CANTOR DE ABRIL TINO FLORES E O SÌMBOLO DA REVOLUÇÃO

quinta-feira, 22 de abril de 2010

FILHA DE GRANJOLA DA DRº LUISA ROCHA




ESTE É O ÚLTIMO DE MUITOS LIVROS DA ESCRITORA INÊS BOTELHO QUE VAI SER APRESENTADO AMANHÃ NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ESPINHO

segunda-feira, 19 de abril de 2010

domingo, 18 de abril de 2010

FAMILIA DE ANNEROSE ARGLEBE APÓS O FALECIMENTO DO AMIGO E GRANDE MAESTRO GUNTHER ARGLEBE




AQUI ANNEROSE CRISTIANNE E MARIDO E O CARLITOS ARGLEBE

FAMILIA SOUSA A FALTAR O ALENTEJANO GRANJOLA




FOTO TIRADA NO ANIVERSÁRIO DOS 21 ANOS DO NETO MAIS VELHO AGORA DR FREDERICO SOUSA E SILVA

sábado, 17 de abril de 2010

FOTOS ANTIGAS DE GRANJOLAS




O SR JOSÉ DE SOUSA E OS SEUS AMIGOS GRANJOLAS

LANÇAMENTO DE ROMANCE DO GRANJOLA ANTÓNIO EÇA DE QUEIROZ






COM ALGUMA GENTE E O AUDITÓRIO COMPOSTO NUMA TARDE DE CHUVA REALIZOU-SE O LANÇAMENTO DO LIVRO AQUI NUMA FOTO DE FAMÍLIA O AUTOR ANTÓNIO EÇA DE QUEIROZ E A FAMÍLIA

quinta-feira, 15 de abril de 2010

A COMUNHÃO SOLENE DA D- LUISA SOUSA





HÁ VÁRIOS AMIGOS QUE NÃO CONHEÇO SÓ O PEQUENITO JOSÉ SOUSA NO LADO DIREITO

ANIVERSÁRIO DA GRANDE AMIGA BIBLIOTECÁRIA CUBANA





NA FOTO TIRADA EM CASA DELA HÁ 2 ANOS DRº MIRTA VALDEZ E ISABEL SOUSA

segunda-feira, 12 de abril de 2010

EMPRESA PUFFPOWER DE GRANJOLA A VIVER NO ALENTEJO







É PENA É QUE NÃO SE APROVEITEM AS TELAS E OS DESPERDÍCIOS E OS NEGÓCIOS SEJAM FEITOS SÓ COM AMIGOS

Verdegaia assume defesa do património ambiental e cultural de Gaia





Porto, 12 abr (Lusa) - Um grupo "heterogéneo" de cidadãos de Gaia, designadamente da zona costeira do concelho, anunciou hoje a criação de uma associação que visa divulgar e defender o património cultural e ambiental do concelho.

Denominada Verdegaia, esta associação que foi criada a 15 de março pretende "acompanhar a evolução do concelho, o seu património cultural e ambiental", afirmou, em declarações à Lusa, Manuel Pontes, da comissão administrativa.

Segundo referiu Manuel Pontes, a ideia é "tentar denunciar situações que estejam erradas, até eventualmente violadoras de leis, e elogiar aquilo que está bem feito".

É PENA É NÃO APROVEITAREM E FAZEREM UM PROTOCOLO COM A EMPRESA DE UM granjola JOAQUIM SOUSA A PUFFPOWER PARA RECICLAREM AS TELAS DAS CAMPANHAS POLITICAS E DAS JUNTAS QUE SÓ POLUEM O AMBIENTE

sábado, 10 de abril de 2010

ATROPELAMENTO NA ESTAÇÃO DA PRAIA DA GRANJA





Circulação afectada na Linha do Norte


Atropelamento na estação de Granja atrasa comboios
O atropelamento de uma pessoa junto à estação da Granja (Gaia) está a afectar a circulação ferroviária na Linha do Norte.

A pessoa, de sexo e idade não apurados, foi atropelada por um comboio Intercidades que fazia a ligação Porto-Lisboa e que deveria chegar à capital pelas 23:00, mas que já regista 40 minutos de atraso.

O atropelamento também provocou atrasos de meia hora no serviço suburbano Porto-Aveiro.

Em sentido contrário, os atrasos são, "no máximo", de 20 minutos, afirmou fonte da CP, acrescentando que a circulação deve retomar a normalidade dentro de 10 minutos.


ver em
http://www.cmjornal.xl.pt/noticia.aspx?channelid=00000021-0000-0000-0000-000000000021

sexta-feira, 9 de abril de 2010

GRANJOLA NO MEIO DE ESPINHENSES- A TURMA DAS MENINAS DO LICEU DE ESPINHO




A GRANJOLA É AGORA A DIRECTORA DA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ESPINHO ISABEL DE SOUSA QUE DEPOIS DE TER FEITO A DE FAMALICÃO, GUIMARÃES,FAFE,CELORICO DE BASTOS,CABECEIRAS DE BASTOS, RIBEIRA DE PENA, CONSEGUIU FAZER A DA SUA TERRA ESPINHO ONDE ESTUDOU ATÉ ACABAR O LICEU E SÓ LÁ ESTÁ HÁ 5 ANOS

terça-feira, 6 de abril de 2010

EÇA DE QUEIROZ CITAÇÕES E PENSAMENTOS





Sinopse
Eça de Queirós foi um dos maiores escritores portugueses e simultaneamente um dos maiores pensadores. Retratou como ninguém a sociedade e a psicologia dos portugueses, num estilo irónico e humorístico único, presente nos seus romances, crónicas e correspondência.
Mais radical nos seus primeiros escritos, mais conservador nos últimos, em todos grassa uma actualidade e uma acutilância que continua a surpreender passados mais de cem anos sobre a sua morte.
A visão e crítica de Eça de Queirós sobre os costumes em geral, e os portugueses em particular, continua surpreendentemente válida nos dias de hoje, provando que a evolução é pouco mais que um conjunto de progressos técnicos, e que as características do povo português, em todos os aspectos da sociedade, se mantêm praticamente iguais. Em 320 citações e 120 textos, complementados com excertos capitais dos seus principais romances, a sabedoria de Eça de Queirós encontra-se condensada neste livro para usufruto por si própria ou como incentivo a leituras mais aprofundadas da sua obra.
Citações e Pensamentos de Eça Queirós de Paulo Neves da Silva



Citações e Pensamentos de Eça Queirós
de Paulo Neves da Silva

«O melhor espectáculo para o homem será sempre o próprio homem.»
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 230
Editor: Casa das Letras
ISBN: 9789724619651

sexta-feira, 2 de abril de 2010

DIA INTERNATIONAL DO LIVRO INFANTIL





LER O LIVRO DE A Minha Primeira Sophia
de Fernando Pinto Amaral