domingo, 29 de novembro de 2009

Gato GRANJOLA provoca inundação EM PRÉDIO DE GAIA

Um gato conseguiu abrir a torneira da cozinha de um apartamento na Avenida da República, em Gaia, e provocou uma inundação que mobilizou os bombeiros durante mais de duas horas.

Um vizinho do prédio deu o alerta aos bombeiros pelas 03h00, queixando-se de ter infiltrações de água no seu apartamento, vindas do andar de cima.

O chefe de serviço dos bombeiros Sapadores de Gaia explicou à agência Lusa que quando chegaram ao local ninguém abriu a porta. "Desligámos o contador da água e só mais tarde é que a inquilina nos informou que tinha sido o gato que, sozinho em casa, tinha aberto a torneira da cozinha de um só manípulo", disse Artur Marques.

Além dos danos causados no apartamento onde começou a inundação, o sétimo andar também sofreu prejuízos. Seis bombeiros, apoiados por duas viaturas, estiveram mais de duas horas no local a retirar a água.


VER EM

Adicionar imagem
http://www.correiodamanha.pt/noticia.aspx?channelid=00000021-0000-0000-0000-000000000021&contentid=6D25F38D-EC06-4626-B663-A6B10E677E47

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Colóquios Internacionais de Tormes sobre Estudos Queirosianos



BAIÃO: Colóquios Internacionais de Tormes sobre Estudos Queirosianos decorrem de 3 a 5 de Dezembro
(26-11-2009)

Esta iniciativa, organizada pela Fundação Eça de Queiroz em parceria científica com a Faculdade de Letras da Universidade do Porto

A Fundação Eça de Queiroz (FEQ)vai promover a primeira edição de 2009 das Sendas Queirosianas – Colóquios Internacionais, nos próximos dias 3, 4 e 5 Dezembro, cuja temática será “Os estudos queirosianos – desafios actuais”, onde se encontrarão vários estudiosos nacionais e internacionais da Obra de Eça de Queiroz.
Esta iniciativa, organizada pela Fundação Eça de Queiroz em parceria científica com a Faculdade de Letras da Universidade do Porto, tem como objectivo criar um novo espaço de reflexão em torno da obra do escritor Eça de Queiroz, do espaço mítico de Tormes e, simultaneamente, congregar estudiosos, investigadores da literatura, homens da cultura e das artes, professores e promotores culturais.
O Colóquio, aberto ao público, funcionará em sessões plenárias e ocorrerá em Tormes, freguesia de Santa Cruz do Douro, concelho de Baião, com a presença de vários especialistas em questões queirosianas.

ver em TAMEGA ONLINE
http://www.tamegaonline.info/v2/noticia.asp?cod=2701

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

terça-feira, 10 de novembro de 2009

LANÇAMENTO DA REVISTA NOVA ÁGUIA SOBRE TEIXEIRA DE PASCOAIS

nO pRÓXIMO SÁBADO PELAS 15HORAS SERÁ LANÇADA A REVISTA NOVA ÁGUIA sobre TEIXEIRA DE PASCOAIS na Biblioteca Municipal de ESPINHO que estará á venda e que contém um cd sobre PASCOAIS.

Ao mesmo tempo será inaugurada a EXPOSIÇÃO de FOTOGRAFIAS de JORGE CUNHA intitulada O COMBOIO DA LITERATURA com textos de MINÊS CASTANHEIRA

APAREÇAM

sábado, 7 de novembro de 2009

Exposição revela documentos inéditos sobre Soeiro Pereira Gomes


"Documentos inéditos, livros, objectos pessoais, fotografias pouco conhecidas de Soeiro Pereira Gomes estarão patentes a partir de 7 de Novembro numa exposição sobre o escritor no Museu do Neo-realismo, em Vila Franca de Xira

À mostra, que poderá ser vista até 14 de Março de 2010, foi dado o título de Soeiro Pereira Gomes - Na esteira da Liberdade.

A comissária da exposição, Luísa Santos, explicou à Lusa que a frase Na esteira da Liberdade foi escolhida, por um lado, por ser representativa da acção e da luta cívica e militante de Soeiro e, por outro, para aproveitar a homofonia de «esteira» com Esteiros, o título do mais importante romance escrito pelo autor.

Alguns dos documentos expostos dão a conhecer «a faceta ensaístico-política» do escritor, uma faceta «pouco conhecida», que, segundo Luísa Santos, Soeiro começou a desenvolver «quando se envolveu nas questões da cidadania, da criação de bibliotecas populares, da participação em palestras».

«Ele tinha - observou - um particular carinho por essa divulgação, que era um modo de proporcionar conhecimento a quem raramente tinha contacto com esse conhecimento, digamos, mais erudito. Ele sabia da ligação íntima entre isso e a liberdade enquanto conceito ético».

Soeiro sempre teve «o desejo secreto de ser escritor» e nesta actividade se lançou «pouco antes do início da Guerra Civil de Espanha», em 1935, com um conto num jornal que a PIDE imediatamente censurou.

Na exposição poderá ser visto um exemplar de uma pequena edição clandestina de Contos vermelhos - primeira parte, título que sugere ter sido intenção do autor publicar uma continuação.

Soeiro teria projectado escrever «dois ou três romances» - além de Esteiros e Engrenagem. Um desses textos acabou por ser de crónicas.

«Temos na exposição - referiu Luísa Santos - o bloco de notas em que ele apontava, descrevia personagens, situações, alguns enredos. Como se estivesse a delinear um romance que não teve, deduzimos nós, tempo ou ocasião de escrever».

ESTÁ ENTERRADO EM ESPINHO sem qualquer Homenagem

ver em Jornal O SOL

http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Cultura/Interior.aspx?content_id=153245