quarta-feira, 30 de setembro de 2009

O ESTADO DA CP E DA ESTAÇÃO DA GRANJA



Máquinas de dez milhões ao abandono

Equipamento de bilhetes degrada-se nas estações

00h30m


"60 máquinas de bilhetes de comboio e metro foram colocadas, há dois anos e meio, em estações e apeadeiros das linhas de suburbanos do Porto. Custaram 10 milhões de euros, mas nunca funcionaram.

As sessenta máquinas colocadas nas estações das linhas suburbanas da CP Porto permitiriam, além de adquirir e carregar o Andante, comprar aquele que viria a ser um novo bilhete da CP que, tal como o do metro, poderia ser carregado.

A instalação de tais máquinas entusiasmou todos aqueles que, enquanto utentes habituais da CP e do Metro e utilizadores do Andante para os dois meios de transporte, pensaram poder comprar os bilhetes ou carregá-los onde quer que tomassem o comboio, ou seja, em estações como a da Granja ou em apeadeiros como o da Aguda. Puro engano.

É que, apesar do tempo decorrido, as ditas máquinas nunca foram postas a funcionar. Resultado: grande parte, sobretudo aquelas que se encontram ao ar livre, estão praticamente podres, tal é a quantidade de ferrugem. Muitas foram vandalizadas.

Há cerca de dois anos, o JN questionou a empresa Transportes Intermodais do Porto que explicou que as máquinas estavam ainda em fase de testes, daí algumas estarem ligadas à electricidade, e que iriam ser postas a funcionar a 1 de Março de 2008.

Foi dito que, para as máquinas estarem ligadas ao sistema central, havia que fazer a uniformização de todo o hardware e software envolvido, o que implicava, não só a instalação de fibra óptica, como até ligar alguns dos apeadeiros à rede de electricidade.

Tratava-se, explicaram, de um investimento na ordem dos 10 milhões de euros e que, além das tais 60 máquinas já instaladas, seriam colocadas mais 32.

Passado todo este tempo, e questionada desta vez a CP, fonte oficial explicou ao JN que o atraso na execução do projecto se deve a problemas surgidos durante a fase de testes, que ainda decorre, "nomeadamente ao nível da uniformização entre hardware e software". Uma garantia, porém, foi dada: as máquinas "estarão em funcionamento no decorrer do último trimestre".

Enquanto isso não acontece e tal como fizeram durante todo este tempo, os utilizadores do Andante continuam a adquiri-lo nas paragens do metro, nas Lojas da Mobilidade ou mesmo nos chamados "payshops", em muitos casos fora das estações. Curiosamente em Espinho, onde existe um Posto da Mobilidade, é possível comprar na bilheteira, mas, nas Devesas (Gaia) já não.

"Costumo ir a payshops ou compro em Espinho porque lá vou várias vezes, mas a verdade é que essas máquinas aqui na Granja dariam muito jeito. Se estivessem a funcionar, claro está", fez notar Susana Costa, estudante universitária.

"Não se compreende como é que foi gasto tanto dinheiro e as máquinas estão simplesmente encostadas. E se dessem para comprar o passe intermodal então, poupariam imenso tempo àqueles que, todos os meses, passam horas em filas na estação da Trindade", criticou Lurdes Fonseca, professora."

ver em JN

http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Porto&Concelho=Porto&Option=

terça-feira, 22 de setembro de 2009

CININHA A MELHOR MODISTA E CATEQUISTA DA PRAIA DA GRANJA

Aqui na foto com a MARLENE SOUSA e a FERNANDINHA,catequista, a CININHA também minha catequista e a melhor modista da GRANJA.Faleceu hoje dia 21 de Setembro e vai fazer-nos muita falta o seu espirito e AMIZADE.PAZ Á SUA ALMA

sábado, 19 de setembro de 2009

FEZ HOJE DIA 18 de SETEMBRO ANOS


AQUI OS DOIS AMIGOS DESDE OS 15 ANOS O MAESTRO GUNTHER ARGLEBE E O JOSÉ DE SOUSA QUE HOJE FEZ 77 ANOS,PARABENS PAI ZÉ.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

O VELHO E O NOVO HOTEL DA GRANJA



APRECIEM E VEJAM O SITE DESTA NOVA RECUPERAÇÃO DO PATRIMÓNIO DA PRAIA DA GRANJA

http://web.me.com/imobiliaria/imobiliaria/Home.html

domingo, 13 de setembro de 2009

GRANJOLAS EM NOVOS NÃO HOJE MAS ONTEM


CÁ TEMOS O LUIS CASTRO FERNANDES, A BENEDITA BASTOS E O FRANCISCO BASTOS

AFINAL O LORDE É MARQUESA ...PARECIDA COM A ENGENHEIRA



AQUI NO COLO DO SR SOUSA NA BARRAQUINHA................uma verdadeira ENGENHEIRA HERDEIRA DA FAROFINHA.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Esgotos de outros tratados no concelho de VILA NOVA DE GAIA


A Câmara de Gaia decidiu integrar a empresa SimDouro, que irá tratar os esgotos de nove concelhos do Grande Porto. Menezes fala em solidariedade municipal, a CDU alertou para "aumentos de tarifário" e o PS diz ser "uma excelente iniciativa".

O sistema, criado pelo Governo Julho, vai assegurar o tratamento dos esgotos de sete municípios do Grande Porto que ainda não dispõem de rede em alta. As Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Gaia e da Maia têm excesso de capacidade e receberão os efluentes daqueles concelhos.

"Há municípios do interior norte do distrito do Porto, onde o saneamento é muito complicado e caro de implementar. Assim, será o Estado, através da SimDouro, a fazer o saneamento. Municípios como Gaia associam-se, libertando as suas ETAR para tratar os resíduos. Somos compensados por isso e não vendemos nada. É como que um aluguer das nossas ETAR", referiu o presidente da Câmara de Gaia, Luís Filipe Menezes. A Autarquia receberá, como compensação financeira, mais de 23 milhões de euros.

Para a CDU, no entanto, "cria-se uma salvadora almofada financeira de algumas dezenas de milhões de euros, que permitirá manter as aparências mais algum tempo, à custa dos gaienses, que poderão ser sujeitos a mais aumentos de tarifários".

"Há muitas questões mal explicadas neste negócio: a SimDouro é uma empresa que integra oito municípios [Gaia, Maia, Paredes, Penafiel, Baião, Arouca, Castelo de Paiva e Cinfães]. Só dois deles são do Grande Porto, mas sem qualquer ligação entre si: Gaia e Maia. Há pouca clareza quanto aos tarifários, sendo porém evidente que irá haver aumentos", referiu a CDU de Gaia.

O PS aprovou a proposta, considerando que se trata de "uma concessão ao sector estatal e não de uma venda ao sector privado, garantindo que o serviço continuará a ser público".

"É uma excelente iniciativa que abre a possibilidade de se obter ganhos significativos de economia de escala, melhorando o rigor da gestão, a qualidade do serviço e sobretudo a sustentabilidade do sistema", considerou Barbosa Ribeiro, do PS.

O vereador defendeu que deveria ser apresentado "um Plano de Tarifas de Saneamento a pagar pelos gaienses que, de alguma forma, também os recompensasse".

IN JN

http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Porto&Concelho=Vila Nova de Gaia

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

ENGENHEIRO LORDE CANDIDATO Á JUNTA DE FREGUESIA DE S. FÉLIX DA MARINHA


ENGENHEIRO LORDE está sinceramente a pensar ser candidato independente á JUNTA DE FREGUESIA DE S. FÉLIX DA MARINHA e para já diz que subscreve a petição sobre a AVº DAS ÁRVORES mas afirma que a buracada está mal feita e que faria bem melhor.

GRANJOLA NO SCALA DE MILÃO


O 75º CONGRESSO DA IFLA - International Federation of LIBRARY ASSOCIATION brindou os congressistas com um excelente CONCERTO no SCALA DE MILÃO
SIMPLESMENTE MARAVILHOSO.

Caves Cálem das mais visitadas no mundo



Mais de 600.000 pessoas visitaram as Caves Cálem, em Gaia, desde as obras de remodelação efectuadas há exactamente cinco anos, o que faz da casa de Vinho do Porto uma das mais visitadas do mundo.

Em comunicado a Cálem adianta que desde a reabilitação das suas caves seculares, em 2003, a afluência turística de visitantes duplicou, tendo-se também alterado "substancialmente" o respectivo perfil.

"De um público maioritariamente português testemunha- se uma crescente internacionalização, com visitantes que chegam dos mais diversos cantos do mundo". Espanha, França, Itália e Reino Unido são "as proveniências mais recorrentes", mas os países asiáticos e da Europa de Leste estão "a conquistar cada vez mais expressão".

Segundo a Cálem os turistas que visitam as caves têm à disposição visitas guiadas em sete idiomas - português, espanhol, francês, inglês, italiano, alemão e russo - sendo conduzidos por uma equipa profissional e especializada. "Entre histórias e memórias, [o visitante] encanta-se com a génese da Cálem, viaja até ao berço do Vinho do Porto - o Alto Douro Vinhateiro, Património Mundial da Humanidade desde 2001 - descobre as particularidades que caracterizam os estilos deste precioso néctar e, no final, é brindado com uma degustação na sala de provas. Para os mais tecnológicos existe ainda a possibilidade de mergulhar no universo Cálem através de uma visita virtual no Balseiro Multimédia".

As Caves Cálem foram distinguidas em 2006 com o prémio Best of Wine Tourism, na categoria arquitectura, promovido pela Great Wine Capitals; tendo em 2008 arrecadado o galardão Wine Tourism Services, atribuído pela mesma entidade

Além da aposta no enoturismo, a Cálem diz ter vindo também nos últimos cinco anos a reforçar a actividade na área vitivinícola, reclamando ser actualmente "uma das maiores casas do sector", com cerca de quatro milhões de garrafas vendidas.

Segundo adianta a empresa, para este resultado "muito contribuiu a consolidação da gama Velhotes, um "ícone" da marca Cálem que, no primeiro semestre de 2009, conquistou a liderança do mercado, com uma quota de 20%.

"A estratégia de internacionalização, assente na conquista de novos mercados, tem estado também nas prioridades da companhia", refere a Cálem, afirmando estar presente "em mais de 45 mercados", com destaque para Portugal, Dinamarca, Suíça, Holanda, Espanha, República Checa, Angola e Alemanha.

A Cálem pertence à Sogevinus Fine Wines, empresa detida a 100% pela galega Caixa Nova, e que detém as marcas Kopke, Burmester, Cálem, Barros e Gilberts.

in Diário Digital / Lusa
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=13&id_news=408562&page=3

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

AZULEJOS DO CAFÉ GÊMEOS - MANDADOS FAZER PARA ESTE SÍTIO


Relembrando a tradição antiga dos AZULEJOS temos no café GÊMEOS esta preciosidade
São mesmo bonitos e evocam os dois filhos Gêmeos do sr Victor Hugo e da D.Leonor.

sábado, 5 de setembro de 2009

PASSAGEM DE NÍVEL DO COMBOIO DA GRANJA


"Deram terreno há 12 anos para passar via-férrea

Os moradores da urbanização Quinta de Forbes, em Arcozelo (Gaia), esperam há 12 anos pela eliminação das passagens de nível rodoviária e pedonal sobre a Linha do Norte na Granja.

O terreno para a execução da travessia desnivelada, que servirá milhares de pessoas que se deslocam entre a praia da Granja e a EN109, foi cedido pelo promotor desse empreendimento em 1997.


A parcela foi entregue à Câmara de Gaia, no âmbito da emissão do alvará do loteamento. O construtor criou passeios e pavimentou as ruas de acesso à propriedade, a pensar na edificação da passagem desnivelada (intitulada Aguda-Sul) que ligaria a margem da EN109 à Avenida da República, situada do outro lado da via férrea. Hoje, o terreno está abandonado repleto de silvas, de outras ervas daninhas e de lixo. E assim continuará por mais alguns anos, tendo em conta as informações da Refer e do próprio Plano Director Municipal de Gaia, onde surge como uma intervenção a concretizar a médio/longo prazo.

"A Refer está em negociação com a Câmara Municipal de Gaia com vista ao estabelecimento de uma parceria para a supressão de todas as passagens de nível existentes no concelho. Estima-se, nesta fase, que todas as acções de supressão de passagens de nível possam ser gradualmente concluídas até final de 2013, início de 2014", esclareceu a Refer, em resposta por escrito ao JN. O novo Plano Director Municipal de Gaia aponta para a necessidade de rasgar oito passagens desniveladas, de modo a pôr fim aos atravessamentos a pé e por viaturas da Linha do Norte no município.

Os moradores, que solicitaram explicações à Autarquia ao longo dos anos, lembram o "enorme perigo" que enfrentam cada vez que têm de cruzar a linha. A situação agrava-se pelo facto de boa parte das mais das 400 famílias da urbanização terem filhos pequenos. Assinalam, também, que alguns condóminos adquiriram a habitação naquele local na expectativa de ser edificada a travessia a curto prazo, até porque, garantem os moradores, esteve afixado, em 2005, um painel camarário que anunciava o início da empreitada para Novembro desse ano.

O Município salienta que a responsabilidade de construção da passagem desnivelada é da Refer e já deu conta, por carta, aos habitantes da urbanização dos esforços desenvolvidos para a concretização da obra."

artigo do JN de

CARLA SOFIA LUZ

http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Porto&Concelho=Vila Nova de Gaia

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

A AVª DAS ÁRVORESNA PRAIA DA GRANJA


ESTA É A PETIÇÃO QUE FOI METIDA NAS CAIXAS DO CORREIO DOS MORADORES DA AVº DAS ÁRVORES


EM BREVE ESTE BLOG FARÁ UMA PETIÇÃO DIRIGIDA Á ACTUAL JUNTA DE FREGUESIA E AO SEU PRESIDENTE.


A BAGUNÇA TEM DE ACABAR.JÁ

DESENHAR PALAVRAS




VER O BLOG DA GRANJOLA ANA MARIA

aqui na foto em VILA NOVA DE CERVEIRA onde faz parte da BIENAL DE ARTES - ESPECTACULAR

http://anamariapintora.blogspot.com/


Hélia Aluai, nasceu na Ilha do Sal, em 1973, Cabo-Verde.
A sua paixão pelas artes visuais começa muito cedo, apoiada em grande parte pela mãe, autodidacta no campo da pintura.
Iniciou a sua formação em 1992, na Escola Secundária Soares dos Reis, concluindo em 2000 a Licenciatura em escultura pela Faculdade de Belas Artes do Porto, actualmente frequenta o mestrado em arquitectar na Escola Superior Artística do Porto.

Entre outras actividades leccionou a disciplina de E.V. entre 1996 e 1998, em 1999 foi monitora do atelier de cinema de animação, projecto PRUM, promovido pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Espinho, pertenceu á oficina permanente de cinema de animação do CINANIMA, durante vários anos, tendo feito parte do júri em 1998 do "Young portuguese director”.
Actualmente, vive e trabalha na cidade do Porto dedicando-se entre outras actividades á ilustração, desenho e design de interiores.

Moça MaraBilha, nasceu em Setembro de 2008, projecto que se insere dentro de um contexto de ilustração.
Desenhar Palavras é um conjunto de 10 desenhos a tinta da china sobre papel, em que o mote é a palavra.


http://helialuai.blogspot.com
http://trabalharproboneco.blog.com

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

FILHO DE SOPHIA DE MELLO BREYNER E DE FRANCISCO SOUSA TAVARES


EM entrevista dada á LER feita por CARLOS VAZ MARQUES, MIGUEL S.T. diz
"Estou confortavelmente sentado em cima de um milhão de livros vendidos em Portugal"

terça-feira, 1 de setembro de 2009

BOLETIM DA JUNTA DE FREGUESIA DE S.FÉLIX DA MARINHA-PROPAGANDA ELEITORAL PAGA POR NÓS


Não sabia que a ESTAÇÃO DA CP (que se encontra degradadíssima,com os azulejos a cair sem estar pintada e que foi construída há um século É PROPRIEDADE DA JUNTA DE FREGUESIA???) pensava que era da ADMINISTRAÇÃO CENTRAL OU SEJA DA REFER, afinal enganei-me???????????

ALÉM DISSO TAMBÉM PENSAVA QUE CULTURA DA PRAIA DA GRANJA era pelo menos conservar os edificios, as ruas e pelo menos aqueles que tinham MEMÓRIA COMO A CASA DO EÇA DE QUEIROZ....AFINAL ENGANEI-ME para a JUNTA OU PARA OS PAROLOS QUE LÁ ESTÃO É TASCAS??????
enfim AO QUE NÓS CHEGAMOS-