quarta-feira, 30 de julho de 2008

Água mais cara já este mês no CONCELHO DE GAIA- PORQUÊ?????

Munícipes vão pagar na próxima factura Taxa de Recursos Hídricos

Os munícipes de Gaia vão pagar a água mais cara. A câmara vai actualizar em seis por cento a Taxa dos Recursos Hídricos, decorrente de uma imposição do IRAR – Instituto Regulador de Águas e Resíduos.
Segundo o autarca, a criação da Taxa de Recursos Hídricos surge da necessidade de adaptar o direito nacional ao direito comunitário e baseia-se no princípio da utilização sustentável dos recursos hídricos, nomeadamente nos conceitos do utilizador-pagador e do poluidor-pagador. No entanto, esta é uma tarifa, cuja obrigação da aplicação recai sobre os munícipes.
Aliás, o município de Gaia vai comprar a água mais cara 12 por cento, mas vai cobrar apenas seis por cento desse aumento”, explicou, alertando para o facto de “esta ser uma taxa que serve para alimentar o funcionamento dos serviços da nova entidade dos recursos hídricos”.

Notícia em O Primeiro de Janeiro


ORA SE O PREÇO DA É IGUAL PARA A ÁREA METROPOLITANA DO PORTO PORQUE É QUE OS MUNÍCIPES DO CONCELHO DE GAIA TEM DE PAGAR MAIS CARA A ÁGUA?????
É DIFÍCIL DE ENTENDER, SE CALHAR GASTARAM O DINHEIRO TODO A TRANSPORTAR AREIA PARA A GRANJA,SERÁ???
OU É PRECISO ARRANJAR DINHEIRO PARA O FIM DO MANDATO???

É, DE FACTO, UM GRANDE,GRANDE PROBLEMA SÓ QUE SÃO SEMPRE OS MESMOS A PAGAR A FACTURA...COITADOS!

segunda-feira, 28 de julho de 2008

EÇA DE QUEIROZ e o que Têm de actual os seus textos

'As Farpas' de Eça de Queirós

> 133 anos depois........
>
> «O país perdeu a inteligência e a consciência moral.
> Os costumes estão dissolvidos, as consciências em debandada, os
> carácteres corrompidos.
> A prática da vida tem por única direcção a conveniência.
> Não há princípio que não seja desmentido.
> Não há instituição que não seja escarnecida.
> Ninguém se respeita.
> Não há nenhuma solidariedade entre os cidadãos.
> Ninguém crê na honestidade dos homens públicos.
> Alguns agiotas felizes exploram.
> A classe média abate-se progressivamente na imbecilidade e na inércia.
> O povo está na miséria.
> Os serviços públicos são abandonados a uma rotina dormente.
> O Estado é considerado na sua acção fiscal como um ladrão e tratado
> como um inimigo.
> A certeza deste rebaixamento invadiu todas as consciências.
> Diz-se por toda a parte: o país está perdido!»
>
>
> Isto foi escrito em 1871, por Eça de Queirós, no primeiro número d'As
> Farpas.

HOMENAGEM AO MAESTRO GUNTHER ARGLEBE

Atribuída no dia 28 de Junho a medalha de Mérito Cultural de ouro da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia ao Maestro GUNTHER ARGLEBE aqui o temos com a família e alguns amigos no final da Cerimónia no Salão Nobre da Câmara.

A TERRA DA MENINA DO MAR E DO COMBOIO

A Cidade dos Transportes

Da produção de um documento visual público

Afinal, a memória
Afinal eram iguais os homens
as mulheres
vistos de cima
quando abanavam ligeiramente a cabeça
para a frente e para trás
ao mesmo tempo,
ou se inclinavam nas horas da infância , da minha infância,
ou quando mexiam no cabelo uns dos outros
para eu adormecer.
Afinal a memória era um lugar parecido
com a memória , e o sonho era um lugar parecido
com a memória, e o sonho era um lugar parecido
com a memória, e nós talvez fôssemos todos, na verdade,
parecidos
uns com os outros.

In O problema de ser norte
Filipa Leal, 2008,
Deriva Editores

Poderia-se chamar a terra dos comboios.A GRANJA foi construída com base no comboio e todas as casas ou quase todas não viradas para o mar,aliás como as mais recentes, mas viradas para a linha do caminho de ferro.
Este poema lindíssimo da Filipa Leal espelha bem isso, a nossa memória e os transportes.

Pintora de S. Félix da Marinha expõe em Espinho


Ver a notícia em www.espinho.tv

http://www.espinho.tv/index.php?option=com_content&task=view&id=199&Itemid=112

domingo, 27 de julho de 2008

Câmara Gaia está a trabalhar para contrariar erosão costeira


DEPOIS DA CASA ROUBADA TRANCAS Á PORTA diz o Povo.

"A Câmara de Gaia «tem consciência» da erosão que afecta a orla marítima do concelho, mas está a desenvolver esforços que permitam estabilizar a situação, afirmou hoje à Lusa o vereador do Ambiente, Mário Fontemanha.

«Não temos culpa da erosão, que afecta as zonas costeiras em todo o mundo, mas estamos atentos e com a preocupação de trabalhar para resolver o assunto», frisou o vereador.

Mário Fontemanha salientou que a erosão costeira «não é novidade nenhuma», acrescentando que a Câmara de Gaia «tem consciência de que tem havido erosão em algumas zonas da orla marítima do concelho, nomeadamente a sul do quebra-mar da Aguda e na praia de Salgueiros».

«A Câmara de Gaia alertou para esta situação o Instituto da Água, que tem a jurisdição sobre a orla marítima, numa reunião realizada em Outubro«, revelou o vereador do Ambiente.

Na sequência dessa reunião, a Câmara de Gaia e o Instituto da Água apresentaram uma candidatura ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) tendo em vista a »deslocação de 63 mil metros cúbicos de areia que se alojou a norte do quebra-mar da Aguda para a parte sul até à meia-laranja da praia da Granja«.


COMO É QUE OS POLÍTICOS LOCAIS CONSEGUEM SER TÃO PARVOS?????
SE CALHAR PENSAM QUE O POVO TAMBÉM É....VEREMOS

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Eça de Queirós: Especialistas reúnem-se em Baião


Uma equipa internacional de especialistas no estudo da obra queirosiana, está a ministrar até sexta-feira, na Fundação Eça de Queirós, em Baião, um curso dedicado ao tema "Mulheres, sedução e desejo" no universo da ficção do autor de "Os Maias".

Eça de Queirós tem sido frequentemente acusado de misoginia na forma como representa a mulher nos seus romances, a qual corresponderia aos estereótipos da época, "um lugar comum que o curso pretende questionar", afirma a Fundação Eça de Queirós, em comunicado.

Diário Digital / Lusa

quarta-feira, 16 de julho de 2008

ONDE ESTÁ O CENTRO DE SAÚDE DA GRANJA?????


Instituições de saúde aderem ao Plano Nacional de Leitura



Instituições de saúde começaram ontem a receber materiais para os profissionais seduzirem os pais para a importância da leitura com os filhos e mostrar pequenas dicas, como a escolha de livros com folhas grossas para bebés com dedos gordinhos.
A iniciativa faz parte do projecto «Ler + dá Saúde», um programa do Plano Nacional de Leitura que tem como grande objectivo aproximar os mais pequenos do prazer de ler. Esta receita será prescrita pelos profissionais de saúde dos centros e hospitais que já começaram a receber os materiais de apoio para a acção, segundo disse à Lusa a comissária do Plano Nacional de Leitura, Isabel Alçada.
Para já, estão inscritos no projecto 52 instituições e serão estas que receberão cartazes alusivos às razões para ler com as crianças e folhetos de divulgação da acção. Os cartazes – que serão colocados nas salas de espera e corredores da instituição – incluirão a morada da biblioteca pública mais próxima, de forma a “estimular esse precioso instrumento que é a rede de leitura pública”, afirmou Isabel Alçada. Por seu lado, os médicos irão receber uma caixa com livros adequados às várias etapas do crescimento da criança. Com este material, explicou a comissária do Plano Nacional de Leitura, os profissionais de saúde demonstrarão que o livro recomendado a uma criança de seis meses não é o mais adequado para uma de três. Na conversa que manterá com os pais, o profissional de saúde poderá dar pequenas dicas, como a melhor textura do papel para os mais pequenos ou a forma mais adequada das páginas para quem tem dedos gordinhos, por exemplo. A mensagem é, contudo, uma só: a leitura estimula o desenvolvimento da criança e os pais devem dedicar algum do seu tempo a este acto.

Noticia em O Primeiro de Janeiro

segunda-feira, 14 de julho de 2008

O que cai da rede na cama de gato- DESCOBRIR LIVROS GRATIS NA NET





O portal Terra é um dos colossos da América Latina.
A sua versão brasileira disponibiliza também um arquivo de livros em língua portuguesa para ler ou descarregar, o Virtualbooks. Muito mais completo que o seu congénere, embora isso tenha implicações em termos de velocidade de acessos e de abertura dos livros, o Virtualbooks tem uma colecção enorme de obras dos grandes clássicos brasileiros como Casimiro de Abreu, José de Alencar, Castro Alves, Machado de Assis, Lima Barreto, Olavo Bilac, apenas para me ficar pela duas primeiras letras do alfabeto, e de portugueses, como Camilo, Bocage, A Carta de Pêro Vaz de Caminha, Camões, Mário de Sá-Carneiro, Almeida Garrett, Gil Vicente… De Alexandre Herculano tem "A Dama do Pé de Cabra", "O Alcaide de Santarém", "A Harpa do Crente", "A Morte Do Lidador", "Arras Por Foro De Espanha (1371-1372)", "Eurico, O Presbítero" e "O Bispo Negro (1130)"; de Fernando Pessoa "O Marinheiro", "O Guardador de Rebanhos" (Alberto Caeiro), "Mensagem", Fernando Pessoa por ele mesmo, Fernando Pessoa em inglês e "Obras Poéticas"; de Eça de Queirós, a colecção inclui "A Perfeição", "Um Poeta Lírico", "Adão e Eva no Paraíso", "No Moinho", "Cartas D'Amor", "Vida de Antero de Quental", "De Port Said a Suez", "Civilização", "O Milhafre", "A Aia", "Frei Genebro", "O Senhor Diabo", "Memórias de Uma Forca", "José Matias", "O Defunto", "A Ilustre Casa de Ramires", "A Relíquia", "O Primo Basílio", "O Mandarim", "O Crime do Padre Amaro", "Singularidades de uma Rapariga Loura", "Os Maias", "Alves e Cia." e "A Cidade e as Serras"; de Pde. António Vieira há doze sermões… há estudos sobre as obras de Machado de Assis e de José Saramago, sete peças de Gil Vicente...


iGLer
http://www.ig.com.br/PAGINAS/NOVOIGLER/download.html

Terra Virtual Books
http://virtualbooks.terra.com.br/



sábado, 12 de julho de 2008

Um texto inédito de Eça de Queirós no JORNAL EXPRESSO


"Colombo e o seu Centenário" é um texto inédito, que aqui revelamos, que Eça de Queirós escreveu sob o psedónimo de João Gomes.


No Eça de Queirós - In Memoriam, de 1922, a reprodução dum recorte de jornal, com riscados e acrescentos manuscritos, tem a legenda "A correspondência de Fradique Mendes - Uma prova emendada por Eça de Queirós".

Lido, o texto não corresponde inteiramente a nenhuma das prosas sobre Fradique ou por ele "escritas". Porém, o recorte de jornal é semelhante a outros usados pelo autor para a construção do livro, saído em 1900, e alguns fragmentos do texto encaixam-se numa carta de Fradique, "A Mr. Bertrand B. - Engenheiro na Palestina", comentando a inauguração do caminho-de-ferro de Jafa a Jerusalém, em Setembro de 1892. Pensava-se ser esta a única peça d' A correspondência de Fradique Mendes que não tinha tido origem numa crónica jornalística, mas era provável que o recorte pertencesse a uma coluna da Gazeta de Notícias do Rio de Janeiro, onde Eça publicou durante dezassete anos, assiduamente em 1892.

Elza Miné, estudiosa da Gazeta e seus colaboradores literários portugueses, generosamente enviou do Brasil o microfilme do periódico fluminense daquele ano. Lá estava, sob a rubrica, tão queirosiana, "Notas Contemporâneas"", o título "O caminho-de-ferro de Jerusalém", por "João Gomes", pseudónimo de Eça de Queirós no início dos anos 1890.

A surpresa maior foi o encontro seguinte, no mesmo microfilme, de outra das "Notas Contemporâneas": nesse ano de 1892, como aconteceu um século mais tarde, o mundo inteiro celebrava o achamento da América por Cristóvão Colombo e Eça, escrevendo "Colombo e o seu centenário" para um jornal do Brasil, legou-nos a sua visão crítica da celebração da descoberta do Novo Mundo, interrogando os motivos que levavam os povos ibéricos a celebrar um acontecimento cujas consequências, afinal, lhes tinham sido pouco proveitosas.

Esta crónica, inteiramente desconhecida desde 1892, porque não foi reaproveitada pelo autor para os seus livros nem foi compilada após a sua morte em nenhuma das colectâneas então editadas, publica-se agora: também ela foi assinada por "João Gomes", nome que a encobriu durante cento e dezasseis anos.

Num texto de IRENE FIALHO

Ver a notícia em
http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/363769



PERCURSO EM BICICLETA para conhecer S. Félix da Marinha

ACTIVIDADES NA PRAIA DA GRANJA em FÉRIAS


Quem quizer aproveitar a AUTOESTRADA DO MENEZES aproveite o convite da AJovem e junte-se ao pessoal para a Caminhada no Passadiço, dia 20 pelas 9horas, a reunião do pessoal que queira aderir é na Esplanada da GRANJA junto à BARRAQUINHA e após um cafézinho.

APAREÇAM

sábado, 5 de julho de 2008

EXPOSIÇÃO AQUISIÇÕES QUEIROSIANAS


Casa senhorial, cujas origens remontam à Idade Média, aqui funcionam os serviços de investigação, estudo e divulgação da Arqueologia, História, Antropologia Cultural e Património de Vila Nova de Gaia, para além do Arquivo Condes de Resende e dos estudos sobre a vida o obra de Eça de Queiroz e o Roteiro Queirosiano de Vila Nova de Gaia.

Será aqui na Casa CONDES DE RESENDE que ficará patente ao público, até Outubro a EXPOSIÇÃO AQUISIÇÕES QUEIROZIANAS , da BIBLIOTECA NACIONAL .

Para ver e rever.Apareçam.