sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

D. EMILIA MARIA DE CASTRO D’ EÇA DE QUEIROZ CABRAL em MEMÓRIA


No passado dia 28 de Dezembro faleceu em Vila Nova de Gaia, onde residia, a última neta do escritor Eça de Queiroz.Nascida na Granja a 25 de Novembro de 1920 - o mesmo dia natalício de seu avô - era filha de José Maria de Eça de Queiroz (1888-1928), o segundo filho do escritor, e de sua prima direita D. Matilde de Castro (1890-1964), 7ª filha do 6º Conde de Resende, D. Manuel Benedito de Castro Pamplona (1845-1907), cunhado do escritor.D Emília era viúva do Dr. José Pereira Cabral (1915-1995), médico tisiologista precursor do tratamento ambulatório da tuberculose. Do casal houve numerosa descendência, que se conta por filhos, netos e bisnetos.No ano 2000, já então impossibilitada de escrever, mas sempre lúcida, D. Emília Cabral acedeu a fazer uma síntese das suas memórias da Granja, que foram escritas por sua filha D. Maria da Graça d’Eça de Queiroz Cabral Nicolau de Almeida e publicadas no Roteiro Queirosiano de Vila Nova de Gaia, de J. A. Gonçalves Guimarães e Ana Filipa Correia, Solar Condes de Resende, 2000, pp. 57-60. Aí conta o que foi a sua relação com D. Emilia de Castro Pamplona, sua avó e mulher de Eça de Queiroz, que veio a falecer naquela praia gaiense em 1934.
noticia em O Primeiro de Janeiro

«Aquisições Queirosianas» inaugura na Granja


A exposição «Aquisições Queirosinas», da Biblioteca Nacional de Portugal, abre hoje ao público, às 21h30, no Salão da Piscina da Granja, onde estará patente até 15 de Fevereiro. Com o apoio da GAIANIMA, da Confraria Queirosiana, das Juntas de Freguesia de Arcozelo e de S. Félix da Marinha e da AJovem - Associação de Jovens de S. Félix da Marinha, a mostra exibe os manuscritos autógrafos de Eça de Queirós adquiridos pela BNP, através de compra ou oferta, desde 1977. Do conjunto de documentos destacam-se três grupos: cartas dirigidas por Eça a amigos e companheiros de geração – Oliveira Martins, Ramalho Ortigão, Jaime Batalha Reis, Mariano Pina, Conde de Arnoso – e, sobretudo, as cartas inéditas escritas ao seu superior no Ministério dos Negócios Estrangeiros, Jesuíno Ezequiel Martins, procedentes da Torre do Tombo. O segundo grupo engloba dois manuscritos desconhecidos até à sua compra, em 2001 e 2004 - «Almanaques» e «Cartas de Fradique Mendes» - e fragmentos do autógrafo «O primo João de Brito», texto que viria a originar «O primo Basílio». Finalmente, o núcleo mais importante inclui manuscritos dos romances «A cidade e as serras», «A Ilustre casa de Ramires» e do artigo «Novos factores da política portuguesa».
ver notícia em O Primeiro de Janeiro
http://flash.picturetrail.com/pflicks/3/spflick.swf" quality="high" FlashVars="ql=2&src1=http://pic90.picturetrail.com/VOL2354/10140064/flicks/1/3695572&src2=http://widgetize.picturetrail.com/flicks/3695572" wmode="transparent" bgcolor="#000000" width="460" height="350" name="3d_cube" align="middle" allowScriptAccess="sameDomain" style="height:350px;width:460px" type="application/x-shockwave-flash">

http://www.picturetrail.com/misc/counter.fcgi?link=%2FphotoFlick%2Fsamples%2Fpflicks.shtml&cID=924"> align="left" src="http://pics.picturetrail.com/res/pflicks/pt.gif" border="0">http://www.picturetrail.com/misc/counter.fcgi?link=%2FphotoFlick%2Fsamples%2Fpflicks.shtml&cID=925"> align="left" style="margin-left:5px" src="http://pics.picturetrail.com/res/pflicks/pt2.gif" border="0">

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Complexo Desportivo Clube Futebol de S. Félix da Marinha


Na próxima época desportiva, os atletas do Clube de Futebol de S. Félix da Marinha poderão treinar e jogar em casa. A Câmara Municipal já garantiu que a obra vai ser concluída este ano. Para tal, é necessário investir mais um milhão de euros.
O Complexo Desportivo de S. Félix da Marinha fica pronto no final da época desportiva. A garantia foi dada, na Assembleia Municipal, pelo vereador do Desporto, José Guilherme Aguiar, ao presidente da freguesia de S. Félix da Marinha. “Temos uma grande ansiedade pela conclusão da obra, que se vai arrastando”, afirmou Joaquim Almeida, que também preside à Assembleia-Geral do Clube de Futebol de S. Félix da Marinha. O investimento em causa é de um milhão de euros, sendo que já foram desafectados os terrenos e efectuados os aterros necessários, para alargar e mudar a orientação do campo no sentido Norte – Sul. Falta concluir o relvado sintético, a bancada, os balneários e os sistemas de iluminação e de drenagem. Na última sessão da Assembleia Municipal, Joaquim Almeida salientou que impasse na conclusão da obra “é prejudicial para os atletas, para a direcção e para os pais dos atletas”.
Ver o artigo em O Primeiro de Janeiro

domingo, 20 de janeiro de 2008

EXPOSIÇÃO AQUISIÇÕES QUEIROSIANAS da BN - Lisboa para a GRANJA





EXPOSIÇÃO AQUISIÇÕES QUEIROSIANAS
da BN -BIBLIOTECA NACIONAL DE PORTUGAL


estará aberta ao público de 25 de Janeiro a 15 de Fevereiro,
no Salão da PISCINA DA GRANJA

será inaugurada dia 25 de Janeiro pelas, 21h30

com o apoio da GAIANIMA, da CONFRARIA QUEIROSIANA,
das Juntas de Freguesia de Arcozelo e de S. Félix da Marinha,
e da AJovem - Associação de Jovens de S. Félix da Marinha



CONTAMOS CONSIGO e TRAGA UM AMIGO TAMBÉM
http://www.dapraiadagranja.blogspot.com/


consulte também
http://purl.pt/93/1/ - site de EÇA DE QUEIRÓS (1845-1900)
http://www.bn.pt/agenda/evento
-aquis-queirosianas.html


terça-feira, 15 de janeiro de 2008

O GRANJOLA FEZ UM ANO - É Pequenino mas para o que nasceu serve


A GRANJA ANTES DA GRANJA

"As origens do lugar da Granja, freguesia de São Félix da Marinha, surgem com a construção de uma Quinta, cerca de 1758, denominada a Quinta da Granja. Pertença dos frades Crúzios do Mosteiro de Grijó, utilizavam-na como estância de convalescência e repouso, nas épocas de maior calor. A necessidade de cultivar essas terras para seu sustento esteve na origem do topónimo Granja - propriedade rústica de amanho, conjunto de dependências de uma propriedade agrícola."


MOREIRA, Alberto Luís - A QUEIROSIANA DA BIBLIOTECA DE GAIA: A Granja de Eça de Queirós,ed.BMVNG,2000,pg.15

Porto Editora parceira da Câmara de Gaia - SERÁ QUE CHEGAM À GRANJA????



Editora oferece 122 mil euros em livros








A Porto Editora ofereceu às Escolas Básicas do 1.º ciclo e aos Jardins de Infância do concelho de Gaia livros pedagógicos e lúdico-pedagógicos.


A iniciativa representa um investimento de 122 mil euros. Numa cerimónia simbólica que decorreu na câmara municipal e que contou com a presença do presidente Luís Filipe Menezes, foi divulgado que todas as Escolas do 1.º ciclo, num total de 103, e todos os Jardins de Infância (86) serão contemplados com os materiais que começam a ser distribuídos durante a corrente semana.


A Porto Editora ficará ainda responsável por em cada ano actualizar os livros doados. Muitas das escolas estão já apetrechadas com bibliotecas para receber o equipamento, enquanto as outras irão reservar pelo menos uma sala para efeito.(?????) Marco António Costa, vice-presidente da edilidade, elogiou a iniciativa, considerando-a um símbolo de “altruísmo, comparticipação e apoio”, sendo estes “valores cada vez mais escassos na sociedade portuguesa”. O autarca frisou ainda que “quando havia primeiros-ministros que faziam da Educação a sua paixão política, havia já em Gaia quem fizesse da Educação o seu trabalho diário”, acrescentando que Filipe Menezes “andava pelas escolas a tratar do que era fundamental”.


Vasco Teixeira, administrador da Porto Editora, realçou, por seu turno, que a oferta da empresa “inclui a selecção das nossas melhores edições”. O responsável afirmou ainda que a parceria “é louvável a todos os níveis”. O vereador da Educação, Firmino Pereira, aproveitou para adiantar que no âmbito da Educação vão começar a ser instalados mais 180 quadros interactivos em 40 escolas de Gaia. O investimento é de 300 mil euros e, segundo o autarca, “com esta nova adjudicação o concelho fica com mais quadros interactivos do que os que o Ministério da Educação instalou no País”.





noticia em O Primeiro de Janeiro


http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec



vejam também no JN

http://jn.sapo.pt/2008/01/15/porto/criancas_recebem_livros_para_criar_e.html



É PRECISO ESPERAR PARA VER ....VER PARA LER!

domingo, 13 de janeiro de 2008

Lista dos espaços onde é permitido fumar

O Jornal de Notícias, em conjunto com informações fornecidas pelos leitores, elaborou uma lista dos locais onde é permitido fumar. Se conhece mais algum espaço onde seja possível fumar, de acordo com a Lei do Tabaco, envie o nome e localidade do estabelecimento para AQUI
Grande PortoCafés» Confeitaria Silva Porto, Rua Silva 279, Porto» Pinguin, Rua Belomonte, 67, Porto» Tavi, Rua Senhora da Luz, 363, Porto» ContagiArte, Rua Álvares Cabral, 372, Porto» Arcádia, Rua do Almada 63, Porto» Pop, Rua Matias Albuquerque 251, Porto» Gato Verde, R. Constituição 656 - Lj. 16, Porto » Sonho Dourado, Rua Oliveira Monteiro, Porto» Bom Dia, Praça Francisco Sá Carneiro 143, Porto»Alfarrabista, Rua das Flores, Porto» Cafetaria Pierrot, Rua Cândido de Oliveira, Porto» Café S. Vitor, Trav. Bernardo Sequeira, Porto » Café Coelhos, Centro Com. Sotto Mayor (ao Tribunal), Porto»Café Progresso, R. Actor João Guedes, 5, Porto» Saloon, Campo Lindo, junto à Universidade Fernando Pessoa, Porto » Café Gla», Rua Moçambique 101-B, Gaia» J’ Agora, Gaia» Momentos Café, Avenida Calouste Gulbenkian, Senhora da Hora» Ibla, Rua 2 Amigos 267, Leça da Palmeira» Torreão, R. Hintze Ribeiro 578, Leça da Palmeira» Coffe Break, Paço da Boa Nova, Leça da Palmeira» Cafetaria Branca Flor - Av. Padre Alves do Rêgo, Vermoim, Maia» Craj Café Snack-Bar, Rua Adelino Amaro da Costa, Maia» Cafetaria Viena, Rua Adelino Amaro da Costa, 218, Maia» Rota da Sede, Vereda das Caleiras, nº 25, Maia» Café O Infante, Maia» ISMAILife, Castelo da Maia» Avenida, Avenida João de Deus, Ermesinde» Café Bombas, Valongo» Café Andorinha, Perafita» Kasacafé, Póvoa de Varzim» Café Convívio, Rua 16 de Maio, Santiago do Bougado, Trofa»Café Doce Real, Praceta Alferes Pereira, Gaia


ver noticia em JN
http://jn.sapo.pt/2008/01/10/dossier/Permitido_fumar.html

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

O interativo mapa do tabaco em Portugal


Está em vigor em Portugal, desde o dia 1 de janeiro, a Lei Anti-Tabaco. Agora está proibido fumar em alguns locais de trabalho, restaurantes, museus, hospitais, casas de espectáculos e locais de atendimento direto ao público. Em alguns casos cabe ao proprietário do estabelecimento decidir se será permitido ou não fumar e em outros, dependendo do espaço, é possível haver uma área para fumantes e outra para não-fumantes (ou fumadores e não-fumadores, como se diz em terras portuguesas).
É uma grande evolução na guerra contra o cigarro em Portugal, onde as pessoas fumavam indiscriminadamente em qualquer local. Bastava entrar em um café para perceber uma nuvem de fumaça que pairava no ambiente.
Como fumar era uma coisa totalmente liberada no país, muitos fumantes estão indignados com a nova Lei e utilizam a Internet para traçar um roteiro dos locais onde é permitido fumar.
Blogs e o Google Maps são as ferramentas utilizadas. Prestamos então um "desserviço" à saúde e vamos divulgar onde é possivel encontrar o "roteiro do tabaco". Tudo em nome da comunicação e da WEB 2.0, colaborativa e agregadora.
Consulte então o Mapa do Tabaco em Portugal e boa sorte com os pulmões.
falta juntar a GRANJA e os espaços GRANJOLAS de ar livre

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Confraria Queirosiana prepara 2008


A Confraria Queirosiana vai reunir-se em Assembleia-Geral, no próximo dia 26. No conclave, será apresentada a Mesa da Confraria para o biénio 2008/09. Os confrades vão também analisar o trabalho realizado em 2007.
Vão ainda discutir quais os novos confrades a insigniar em 2008, o protocolo da confraria e uso do traje e as actividades para 2008.

domingo, 6 de janeiro de 2008

S. Félix da Marinha vai ficar mais longe da praia


Ilda Figueiredo denunciou ontem a possibilidade da população de S. Félix da Marinha ficar mais longe da praia, ainda que more a 200 metros. O problema está na possibilidade de a REFER optar pela construção de um túnel de superfície para a alta velocidade.
António Larguesa
A população de S. Félix da Marinha pode ficar sem acesso pedonal e automóvel à praia, caso a REFER opte pela construção de um túnel de superfície na futura linha ferroviária de alta velocidade e esqueça as passagens subterrâneas de ligação ao mar. Segundo a vereadora da CDU na Câmara de Gaia, Ilda Figueiredo, com o rebaixamento da via-férrea em Espinho, uma das soluções finais para a remodelação na zona de S. Félix da Marinha passa por um túnel de quatro metros de altura a construir sobre a linha. A estrutura foi pensada de forma a reduzir o impacto sonoro da passagem do comboio de alta velocidade que ligará Porto e Lisboa, um dos eixos considerados prioritários pelo governo, a par da ligação Lisboa/Madrid.“As pessoas estão a 200 metros da praia, mas vão deixar de a poder ver”, ironizou Ilda Figueiredo, que ontem de manhã, na visita ao local, esteve acompanhada por uma pequena comitiva de representantes locais da coligação. “A REFER não pode actuar pondo em causa a possibilidade das populações circularem”, acrescentou. A CDU lembrou ainda que “uma barreira de quatro metros naquele local alteraria toda a paisagem”, pedindo que a autarquia de Gaia negoceie com a REFER uma “alternativa que proteja a paisagem”, que pode passar pelo rebaixamento da linha, como defendeu a sua congénere de Espinho.
ver em O Primeiro de Janeiro
Obras paradas
A mini-caravana da CDU visitou ainda outros dois locais da freguesia, onde denunciou outras tantas situações. S. Félix da Marinha, com 13 mil habitantes, não possui um único equipamento desportivo desde que em Setembro do ano passado começaram as obras no campo de jogos. No entanto, os trabalhos estão parados há três meses e a própria direcção do clube local desconhece as razões para a paralisação. “Os seniores jogam num campo fora da freguesia há cinco anos, já perdemos um terço dos sócios e este ano, pela primeira vez desde 1984, estivemos em risco de não ter equipa nos cinco escalões”, lamentou Fernando Faria, vice-presidente para o futebol juvenil.

sábado, 5 de janeiro de 2008

MAIS UM IMPOSTO MUNICIPAL agora não são as Rampas são os BOMBEIROS




Câmara de Gaia cria Taxa de Protecção Civil

O QUE MAIS IRÃO INVENTAR - Vai ser mesmo o NOBEL da INVENÇÃO para não dizer outra .................ÃO

"A Câmara de Gaia discute segunda-feira, na reunião privada do executivo, o regulamento da Taxa Municipal de Prevenção de Riscos e Protecção Civil. A criação deste imposto foi anunciada por Luís Filipe Menezes, em Janeiro de 2007, numa cerimónia de entrega de subsídios às corporações de bombeiros voluntários do concelho. Na ocasião, o autarca de Gaia referiu que a nova Lei das Finanças Locais passou a incluir esta possibilidade por sugestão sua. “A ideia foi minha”, afirmou Menezes, considerando que “a sociedade deve ser mais justa e mais generosa com os seus corpos de bombeiros”. “Uma pequenina taxa de protecção civil será suficiente para resolver parte dos problemas dos bombeiros”, frisou o presidente da Câmara de Gaia, referindo que se cada família contribuísse em média com um euro por mês, no final do ano angariar-se-ia mais de um milhão de euros. O vereador da Protecção Civil, José Guilherme Aguiar, acrescentou que a forma de cobrança será efectuada da forma “mais justa e equilibrada possível”. Assim, as grandes superfícies comerciais e industriais contribuirão mais dos que as famílias de moradias e ou de apartamentos. “É uma necessidade para o Município”, frisou o vereador, lembrando que a autarquia tem uma despesa anual de cinco milhões de euros com os bombeiros sapadores, que o Estado não comparticipa.L.P.
ver em O PRIMEIRO DE JANEIRO
e em o JORNAL DE NOTÍCIAS
Gaienses vão pagar novo imposto
Milhares de famílias de Gaia vão pagar um novo imposto, fixado pela Câmara. A factura anual será, pelo menos, de 15 euros para os moradores em edifícios urbanos e de 25 euros para indústrias, comércio e serviços. Também os hospitais e as escolas estatais, com excepção dos estabelecimentos tutelados pela Autarquia, terão de suportar os custos da nova taxa.
Quer recorram ou não aos serviços dos Bombeiros Sapadores de Gaia (que não são emergências, como são os casos da abertura de portas e do transporte de doentes em ambulância), terão de suportar o imposto anual. Deixarão de pagar, no entanto, a tarifa aos Sapadores, quando requisitarem esses serviços não urgentes à corporação, como sucedia até agora. Porém, continuarão a pagar os serviços prestados pelos bombeiros voluntários.
(...)e esta emmmmm????

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Viajar com ...Eça de Queirós à venda na Livraria Municipal

À Venda na Livraria Municipal de Gaia - sita na Biblioteca Municipal


Viajar com ...Eça de Queirós

de Laura Castro
ed. Delegação Regional da Cultura do Norte/Edições Caixotim, 2003 Preço: 9,40 Euros

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

BLOG com uma GRANJOLA




" Quando morrer , voltarei


para buscar os instantes


que não vivi junto do mar."