sábado, 31 de março de 2007

GRANJOLICES...boas


Para os que dizem que neste blogue só se diz mal, aqui fica um coisa boa da GRANJA , para além de outras, a que simpáticamente chamamos "autoestrada do Menezes" o Passadiço que permitiu (re)vitalizar alguns dos espaços, dantes só usados no Verão, e que agora, durante todo o ano têm clientes e utentes.
Este Passadiço vai de Espinho ao Cais de Gaia e permite que todos mesmo os não Granjolas façam exercício durante o ano e andem em forma.
Esta foto, tirada na Granja mostra também o velho areal antes do Pontão da Aguda.
Façam exercício e deliciem-se com o passeio na orla marítima.

Novo filme de Oliveira baseado em Eça Queiroz


Um GRANJOLA em Filme...para além do nosso Herói do RÂGUEBI , GONÇALO MALHEIRO vamos ter um Granjola em filme.
ver artigo de O Primeiro de Janeiro

sexta-feira, 30 de março de 2007

Parece mas não é.

Estas coisas, espécies de “menires modernos” com parecenças com “menires” têm uma remota analogia nas dimensões, nomeadamente na altura com os verdadeiros. Não são semelhantes mas análogos. Estão a proliferar entre os limites da freguesia de S. Félix da Marinha e da freguesia de Arcozelo. Pedi conselho a cientistas amigos meus que me garantiram que, irrefutávelmente, o único fenómeno de geração espontânea no universo é a criação do átomo de hidrogénio. Fiquei atónito. E então os “menires” de Arcozelo ? Vêem donde ? Sujeitei-me a uma iniciação cátara, esperançado em despertar com rasgos de lucidez numa consciência que explicasse o fenómeno. Nada. Nem a água de castelo ajudou como diria o AB.
As cofragens que vão fundear os ditos andam espalhadas por toda a freguesia (leia-se limites das freguesias) e em alguns sítios já plantaram os mastros. A seguir vêem as velas. Pelo que se adivinha, vêm aí umas velas a publicitar a junta de freguesia de Arcozelo. Pelo que sei (e garanto-vos que sei) a velinha é edificante.
Tenho o respeito pela junta de freguesia de Arcozelo que a junta de Arcozelo me merece. Nem mais nem menos. Por aquilo que consegue fazer o presidente em prol da (junta de) freguesia de arcozelo. Nem mais nem menos.
O mastro é um mastodonte, objecto abjecto. Em frente à piscina e a deteriorar a leitura da esplanada Fernando Ermida. Já não bastavam os “mupis” e o “faz-de-conta-que-é-mupi-promove-gaia” a atraiçoar a vista norte-sul na esplanada Fernando Ermida. Será que o Filipe Ermida sabe disto ? Deve-se estar nas tintas como é próprio dele.
E o Sr.Presidente da junta de freguesia de S. Félix da Marinha onde anda ? Alheado dos que vivem na sua freguesia ? Tenha a verticalidade de não confundir pessoas com votos. Assusta-se com estas mezinhas ? É um mau princípio sr. Presidente. Aproxime-se ou distancie-se. De uma forma ou de outra , definitivamente. Uma coisa que não gostamos e não queremos ser testemunhas é vê-lo a engulir sapos e ficar parado, qual gaivota a pairar sobre Olivença.
Gaivota que longe do seu aquário morre de fome e sede.
Leitmotiv:
Tenho o respeito pela junta de freguesia de Arcozelo que a junta de Arcozelo me merece. Nem mais nem menos. Por aquilo que consegue fazer o presidente em prol da (junta de) freguesia de arcozelo. Nem mais nem menos.

Eu que não sou ninguém para dar conselhos, atrevo-me a aconselhá-lo a ouvir Wagner.
Uma vez que seja, mesmo ás escondidas.

terça-feira, 27 de março de 2007

ILUSTRES GRANJOLAS .....E Granjenses

A fotografia da GRANJA, com areia na praia e de um ILUSTRE GRANJOLA, Sr. Carlos Malheiro e irmã, em 1929 na praia. Agora mais famoso por ser o avô do Engº Gonçalo Malheiro, ilustre jogador de rugby da nossa selecção nacional que em Setembro irá até França defender as cores Nacionais.

segunda-feira, 26 de março de 2007

GRANJOLAS EM "REPASTO" no SANTIAGO




Cá temos dois GRANJOLAS a jantar no Restaurante SANTIAGO, agora do sr. Joaquim Covelinhas mas que foi, em tempos idos, o Barracão da Srª Miquelina, sogra do srº Gonçalves, e depois do sr. Santiago, pai do nosso corredor e ciclista ZÉ SANTIAGO.
Claro que estes GRANJOLAS não são de 1ª Classe, pois o Bernardo Sousa é da 7ª Classe, e o Zé Pedro Barbosa é da 9ª Classe...ou seja já passaram a fase de terem que responder à primeira classe.

domingo, 25 de março de 2007

Herói Nacional e Herói GRANJOLA


"A mais brilhante página do râguebi português, em 103 anos de história da modalidade em Portugal, foi escrita ontem no Uruguai. No 180.º jogo da selecção nacional, bastou um ponto para conseguir um apuramento sofrido, mas muito merecido, para a fase final do Campeonato do Mundo. Após ter vencido o primeiro jogo em Lisboa por 12-5, Portugal foi derrotado, em Montevideu, pela selecção uruguaia por seis pontos de diferença (12-18). Margem suficiente, no entanto, para garantir uma qualificação inédita: Portugal irá disputar no próximo mês de Setembro, em França, pela primeira vez a mais importante competição mundial de râguebi, tornando-se ainda a única selecção amadora a consegui-lo"
Da Selecção Nacional faz parte GONÇALO MALHEIRO, o nosso Herói da GRANJA no RÂGUEBI Português.
PARABÉNS.

GRANJOLA HERÓI do RUGBY

Râguebi português consegue feito inédito

Após vencer no primeiro jogo em Lisboa por sete pontos, Portugal foi derrotado por 18-12 mas garantiu a qualificação para o Campeonato do Mundo

Ver artigo de o jornal PÚBLICO
http://jornal.publico.clix.pt/

O nosso Herói Eng. GONÇALO MALHEIRO vai a França jogar no Campeonato do Mundo de Rugby em Setembro
O calendário9 Setembro:
Escócia-Portugal (Saint-Etienne)
15 Setembro: Nova Zelândia-Portugal (Lyon)
19 Setembro: Itália-Portugal (Paris)
25 Setembro: Roménia-Portugal (Toulouse)

Parabéns ao Granjola.

HISTÓRIA PARA O POVO E HISTÓRIA PARA OS ACADÉMICOS


Esta distinção história para povo e história para académicos não é talvez exces-sivamente democrática, mas é espirituosa»
Eça de Queiroz, As Farpas, 1871.
Artigo de O Primeiro de Janeiro

GRANJOLAS começam a levar blogues mais a sério


Os governos começam a levar mais a sério os blogues como uma forma de media alternativos, disse à agência Lusa o professor da Escola de Direito de Harvard, Estados Unidos, Ethan Zuckerman.
Artigo de o DIÁRIO DIGITAL
Eu cá acrescentaria alguns GRANJOLAS, não é só o governo, nem os Governos.
Claro, que os há de 1ª Classe e os de 3ª Classe...Básicos e Secundários, Universitários e mesmo Pós-Graduados dentro da tropa Granjola.
Mas nisto de GRANJOLAS é necessário um doutoramento para nos enteirarmos da "estirpe" que imagina que ocupa "ainda" os espaços Granjolas.
Estejam atentos que neste Blogue há um trabalho social que pretendemos levar a efeito...um curso de e-learning para lidar com alguns GRANJOLAS.
Segue nos próximos capítulos e há episódios escaldantes...abortos e coisas de bom tom.
Com sal e pimenta. Estejam atentos que manteremos sempre o necessário entusiasmo Granjola mesmo sem arame farpado a vedar a Praia da Granja.

sábado, 24 de março de 2007

GRANJOLA no Mundial de Rugby


Portugal alcançou este sábado a sua primeira qualificação para um Mundial de Rugby.
A façanha aconteceu após os lobos terem eliminado o Uruguai.
Em Montevideu, Portugal foi derrotado por 12-18 (6-6 ao intervalo), mas alcançou a qualificação devido a vitória em Lisboa por 12-5.
O Mundial está agendado para Setembro em França e Portugal é a única selecção amadora a participar, defrontando na primeira fase Nova Zelândia, Escócia, Itália e Roménia.

Notícia do DIÁRIO DIGITAL
http://diariodigital.sapo.pt/

Da selecção de Rugby faz parte o Granjola, GONÇALO MALHEIRO, nosso Herói na para o Mundial.
A ele e a toda a família os nossos parabéns.


2007.3.23
SELECÇÃO NACIONAL SENIORES
A Selecção Nacional de Seniores , jogo o seu último jogo de Qualificação do Campeonato do Mundo 2007:
24/03/07

URUGUAI vs PORTUGAL
Parque Central Field
Tony Spreadbury
Juízes de Linha: Roy Maybank e Robin Goodliffe; Comissário-Trevor Arnold; Delegado-Jannie Lubbe
Comitiva: Presidente-Dídio de Aguiar, Manager-Rui Alvarez e António Maia, Selecionador-Tomaz Morais; Treinador-Daniel Hourcade, Fisioterapeuta-Luis Ramusga.
Jogadores convocados: Joaquim Ferreira, Marcello D'Orey e Gonçalo Malheiro (CDUP); André Silva (RC Nimes Gard); Rui Cordeiro (AA Coimbra); Duarte Gustavo, Juan Severino, Duarte Cardoso Pinto, Francisco Mira e Luís Pissarra (AEIS Agronomia); João Correia, Vasco Uva, Diogo Coutinho, José Pinto, Miguel Portela, Pedro Carvalho e Pedro Leal (GD Direito); Duarte Figueiredo (CDUL); Gonçalo Uva (Montpellier RC); David Penalva (Blagnac SCR); João Uva (CF Belenenses); Paulo Murinello (GDS Cascais); Diogo Gama (SL Benfica); Diogo Mateus (Munster Rugby).

Eça de Queirós UM GRANJOLA ACESSÍVEL


A ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, apelou ontem, em Lisboa, aos proprietários de obra manuscrita do escritor Eça de Queirós, dispersa pelo mundo, para que “a disponibilizem ao público” de modo a poder ser estudada pelos investigadores
Ver am Artigo O Primeiro de Janeiro

sexta-feira, 23 de março de 2007

GRANJA E ESPAÇOS GRANJOLAS - SOCORRO


Vêm nos convencer de que a PISCINA DA GRANJA é de Arcozelo...já lá colocaram o mastro, sem nada.
Agora é o campo de futebol que vai acabar e dar lugar a um parque de estacionamento.
Onde é que chega a estupidez destes poderes.
Será que todos vão ficar calados, com a mania que são bem comportados e não dizem nada?
Será que os Granjolas não precisam de ser convocados por SMS para uma manifestação que acabe de vez com a bandalheira e que restitua à Granja o que sempre foi da Granja sem ANIMA.
Aguardamos mas não sossegados,até ver.

ESPAÇOS E MEMÓRIAS GRANJOLAS


É este é mesmo o muro que está a cair na N109 na parte sul da ESTAÇÃO DA GRANJA completamente ao abandono e as antigas casinhas onde habitavam os ferroviários encontram-se também a cair.
Provávelmente a REFER esqueceu-se de que a Granja existe mas a Câmara de Vila Nova de Gaia e a Junta de Freguesia de S. Félix da Marinha não deveriam esquecer-se pois foi para isso que foram eleitos.
Ou seja, para defenderem os interesses do munícipes.Ou não será?

quinta-feira, 22 de março de 2007

MEMÓRIAS E HISTÓRIAS de Coisas Granjolas


BCP doa manuscritos de Eça de Queiroz à Biblioteca Nacional
O Banco Comercial Português (BCP) vai doar à Biblioteca Nacional (BN) um «importante» conjunto de manuscritos autógrafos de Eça de Queiroz.
ver notícia de Diáro Digital /Lusa

GRANJA...Onde estão os indefectíveis do Centro Cultural????


Novos equipamentos culturais de Gaia


A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia vai construir novos equipamentos no Concelho. Claro, para a GRANJA, nada na manga, nem vê-lo. Nem uma extensão da Biblioteca Municipal, ou Pólo como lhe chamam, no piso da Piscina abandonada, nem no terreno que é dos Granjolas, e que à Granja foi dado, e não a GAIA, onde está o HORTO (Avª Sacadura Cabral ), nem no terreno que foi comprado e que se encontra ao abandono na Avª das Árvores, com 6.000 ou 7.000 metros2 e comprado pela Mocidade Portuguesa, para ser um centro e pousada da Juventude.NADA na Manga...fiquem a ver os outros...digam que estamos em tempos difíceis.

Têm piada...mas não dá para rir..onde estão os AMIGOS DA GRANJA.


vejam o artigo de O PRIMEIRO DE JANEIRO

quarta-feira, 21 de março de 2007

GRANJA SEM granjas

De notícia em notícia ficamos a saber que para a GRANJA hoje não há nada por parte do poder político. Começou com o Plano Estratégico para a Orla Marítima e agora artigo de o Primeiro de Janeiro, em DIA MUNDIAL DA FLORESTA chega-nos a "boa Nova" de que

"Documento prevê 5,9 metros quadrados de área verde pública por habitante em 2010
Carta Verde de Gaia prevê mais arvoredo" o que quer dizer nada para a Granja.
Esta terra que teve a primeira rua pedonal do país, com jardim e árvores, os passeios bem arranjados (aliás melhores que os de Miramar) e agora nada, nem jardins, nem árvores, nem ruas ...está tudo uma miséria.
Entretanto, temos cá o dito horto municipal a ocupar terreno dos GRANJOLAS, oferecido à Granja e para a Granja junto à antiga Junta de Turismo.Enfim...que poder político local temos nós?
Vejam o artigo de O Primeiro de Janeiro e espantem-se
http://www.oprimeirodejaneiro.pt/?op=artigo&sec=eccbc87e4b5ce2fe28308fd9f2a7baf3&subsec=&id=4f9cfce441afb73965436096265789df

terça-feira, 20 de março de 2007

ESPAÇOS E MEMÓRIAS GRANJOLAS


Aqui temos o início da BARRAQUINHA da Granja com o sr. José Banheiro e a D. Gilda.
Ao fundo vêem-se a baracas da praia que ainda chegavam até ao fundo encostadas quase à piscina.

domingo, 18 de março de 2007

ESPAÇOS E MEMÓRIAS


"Antiga casa do Eça em Verdemilho degrada-se
A ilustre casa dos Queirós, onde Eça passou a infância, arruina-se em Verdemilho, à vista da Universidade de Aveiro, próxima de interesses imobiliários e longe das "cortes" da Cultura com acesso a fundos comunitários."
Afinal não é só a Casa Da Granja da família EÇA DE QUEIROZ pois as notícias recentes dizem o mesmo da de Aveiro.
Ver no artigo do JN de hoje

ILUSTRES GRANJOLAS .....E Granjenses


Aqui temos a D. GILDA e outras praistas da Granja com areal que se veja e barracas muitas, em tempo já de existência da BARRAQUINHA e também com o barco de salva-vidas...e outras histórias vivas.
A Granja no seu melhor.

sábado, 17 de março de 2007

ILUSTRES GRANJOLAS .....E Granjenses


Este é um ilustre GRANJOLA de S. Félix da Marinha mas que sempre por cá viveu...conhece a Granja bem e tem autorização da esposa D. Maria Manuela ...de sua filha Catarina bem como do filho...para enfim...circular por onde quizer e, em breve, será Sr. Eng. e estará nas bocas dos Granjolas, ciumentos...claro!
José Maria Lourenço...de S. Félix da Marinha,Granja...Bem Haja!

sexta-feira, 16 de março de 2007

MEMÓRIAS ...E HISTÓRIA GRANJOLA

É esta é a Granja cheia de barracas de praia no tempo em que tinha areia e que se podia estar na praia e na ESPLANADA FERNANDO ERMIDA.

Agora...esperamos todos os anos areia importada e o resto, nem se fala.

quinta-feira, 15 de março de 2007

ILUSTRES GRANJOLAS .....E Granjenses


Aqui temos mais um recordação do COLÉGIO DO SR. GREGÓRIO a professora D. Maria Emília, sobrinha do sr Gregório e a Maria Luísa Sousa, grandes amigas e ilustres Granjolas.

quarta-feira, 14 de março de 2007

GRANJOLAS...da BRITOLÂNDIA - VERDADEIRA GRANJA

Este é o Grupo BOSSA NOVA ou sejam os BEATLES da GRANJA que tocou a primeira vez no Club da GRANJA (que Deus tenha) há 41 ou 42 anos atrás.Ainda aí estão para o que der e vier.
Contratem-nos e verão...o grupo do melhor que há...para recordar e inovar.

Sítios Memórias e não Sítios


Qualquer Centro Cultural deverá e terá de ser feito em terrenos públicos.
O único terreno público ( a não ser que os interesses privados sejam muitos) é o terreno com 7.000 metros2 da Avª das Árvores que pretence ao Instituto Português da Juventude e Desportos e que, desde 1973, está nas mãos do Estado...até agora, nenhum presidente de Junta fez nada para concretizar uma Pousada da Juventude - para o qual o terreno foi comprado ao sr. Joaquim Moreira, de Canelas, cunhado do Dr. Carlos Costa, antes do 25 de Abril, pela Mocidade Portuguesa e, pelos jeitos, há interesses de todos os partidos para que nada se faça...a ver vamos quem manda em quem...e se a 300 metros da ESCOLA EB1 da Granja ficamos sem centro Cultural e pavilhão de Ginástica.
Quanto à Assembleia foi "chão que deu uvas", era bom terem pensado nisso quando era útil e, importante, agora têm dono...quando não há dinheiro, era bom que todos fossemos realistas...e não pensassemos nos projectos pessoais.
UM CENTRO CULTURAL NA GRANJA sim em terrenos públicos.
Há dois...descubram o outro que é da Granja e não de ninguém.

terça-feira, 13 de março de 2007

MEMÓRIAS e História GRANJOLA


Aqui temos os móveis da loja de Briq à Brac de Álvaro Miranda e Joaquim de Sousa na antiga Junta de Turismo, ainda em reis.
Para que a memória não nos falte.

segunda-feira, 12 de março de 2007

MEMÓRIAS ...E HISTÓRIA GRANJOLA

Aqui temos o catálogo da Empresa de "Bric à Brac" do sr. Álvaro Miranda e de Joaquim de Sousa, seu sócio, sita na casa que foi posteriormente, a Junta de Turismo. Este catálogo dos móveis ainda em reis era o "marketing" da época e a forma de divulgar os móveis que se faziam, por volta de 1940...

domingo, 11 de março de 2007

LER E LEITURAS...Informativas da GRANJA




PRAIA SEM FUTURO...em 2003 dizia o 5 Sentidos e hoje, em 2007, estamos na mesma, sem areia na Praia da Granja e, muita gente pede sempre, sempre... para falarmos nesse assunto, neste Blog.
Gostavamos que todos comentassem isso..dissesem de sua justiça.
A Granja não é de ninguém, é de muita gente e quem sabe de todos não de alguns.
Esperamos por vós...aqui.
Gostavamos que

sábado, 10 de março de 2007

MISTÉRIO...muito MISTÉRIO GRANJOLA

Na AVª DAS ÁRVORES quase em frente do portão da Quinta do Bispo, encontra-se um terreno vendido pelo sr. José Moreira, antes de 1974 à Mocidade Portuguesa para construir uma pousada da Juventude.
Passada a época da "Revolução" o dito terreno passou para o FAOJ que nada fez nem as várias Juntas de Freguesia,e posteriormente, passou para a posse do INSTITUTO DA JUVENTUDE E DESPORTO.Várias vezes ocupado pelos ditos "drogados" está agora ocupado por alguém que não têm direito a ele e um terreno com quase 7.000 metros2 que vão da Avª da Árvores à Avª Marechal Gomes da Costa, próximo da escola EB1 da Granja, com pouco terreno para as suas actividades e expansão lá está ele ocupado por privados e os poderes públicos nada fazem.PORQUÊ??? Será que alguém está tão interessado como foi com o edifício da sede da Junta de turismo??? E há um particular a ficar com ele e a usufruir do que não têm direito???
Vamos lá a ver se alguém faz algo.
Veremos ...agora não será uma pousada da Juventude??? e Um CENTRO CULTURAL para a GRANJA??? que tal???
Aguardamos as vossas sugestões e veremos se de novo nos correm à paulada por fotografarmos terreno.

ESPAÇOS DA GRANJA E DOS GRANJOLAS


É difícil imaginar a Granja sem o campo de futebol da Piscina. São anos e anos, décadas e décadas, de serviço à comunidade e agora imaginar um pavilhão (dizem uns) ou um parque de estacionamento para fazer o frete aos amigos da gestão da Gaianima, dizem outros...ou quem sabe de algum dos funcionários nomeados e a recebem bem e, muito bem, como funcionários públicos requisitados...etc. e tal...não entendemos.
É tempo de deixarem em paz a GRANJA e os Granjolas. Se não querem fazer cá nada, não abandalhem pelo menos...é só o que pedimos.
Parques de estacionamento para fazer fretes aos amigos da onça...não, por favor.
Haja calma...e vão à fava, por favor.Lá haverá uma santa qualquer, que vos pague para fazerem as asneiras que entenderem, aqui não!NÃO MESMO!

sexta-feira, 9 de março de 2007

LER entre Linhas com EÇA


Terá mesmo de ser o nosso Granjola EÇA DE QUEIROZ e um "Suave Milagre" pois com os zunzuns que pairam pela GRANJA sobre as "avarias" do poder local, ou dos "pseudo locais", que querem fazer das suas....
A ver vamos, como diz o Povo...os zunzuns podem ser só isso, mas que não há "fumo sem fogo", não!
Esta malta de Arcozelo passa-se, ou nasceu queimado...a ver vamos.

quinta-feira, 8 de março de 2007

ILUSTRES GRANJOLAS....e Granjenses


Duas Granjolas, Annerose Gilek, Marlene Rocha e Sousa e um amigo de Granjolas, João Minnemann em pose de quem gosta de música e se despede no aeroporto - da vida, claro! Que sempre foi o que os uniu e nos anima.

Sombras e Paisagens da GRANJA


Apesar de tudo e de todas as contrariedas Granjolas este é o Pôr do Sol de hoje na GRANJA.
Para quem não é de cá, não diz nada, para que gosta disto...o máximo.
Claro, pena não ter areia na praia, a esplanada Fernando Ermida estar tão feia...mas é a Granja.
Aos que estão fora, matem saudades.

ILUSTRES GRANJOLAS....e Granjenses

Cá temos algum do pessoal que passou pelo TEATRO DA GRANJA, aqui em digresão pelo Gerês, o Nestório, o Manuel João, o Géninho, o Manuel Ribeiro, o Manuel Nestório e o Camarinha todos ilustres "actores".

quarta-feira, 7 de março de 2007

TEATRO ... de e/ou com... GRANJOLAS



http://juventude.gaiaglobal.pt/gaia/portal/user/anon/page/_PJG_B7201_E.psml?contentid=9F8A809080CO&categoryOID=4284808080BF82GC&nl=pt
TEATRO EXPERIMENTAL DO PORTO , "Os Maias" de EÇA DE QUIEROZ, em cena no Auditório Municipal de Gaia até 24 de Março de 2007

Adaptação, encenação e cenografia de Norberto Barroca, com figurinos e co-autoria da cenografia de Mário Dias Garcia, desenho de luz e sonoplastia de Eduardo Brandão; "Os Maias - Crónica Social Romântica", é interpretado por José Cruz, Margarida Machado, Nuno Martins, Santiago Lagoá, Susana Sá e Vítor Nunes.

segunda-feira, 5 de março de 2007

EÇA DE QUEIROZ E A CHINA


Mais um artigo do Jornal O PRIMEIRO DE JANEIRO, a ler em
e que diz sobre a CHINA
"(...) quando a China se tornar uma nação militar, extremamente poderosa, a Europa ficará numa situação singularmente perigosa. Não que devamos recear, como tantos receiam e já profetizam, uma nova invasão de bárbaros da Ásia. Mesmo quando na China surgisse um Átila, capaz de reunir pela energia do seu génio todos os povos do Oriente, para os lançar sobre o Ocidente - a nossa civilização nunca poderia ser submergida, nem mesmo parcialmente desmantelada. A sua coesão é enorme, há uma resistência invencivelmente forte na sua unidade social e moral: - e a Rússia forma um baluarte que nenhum poder, mesmo organizado e apetrechado à européia, poderá jamais transpor. "
(LB) Cartas de Paris, «Cartas familiares», pp. 211, 212

LER E LEITURAS ....de e sobre GRANJOLAS


Este é o livro do Dr. José Maria Cabral, que vai já em 3ª edição, escrito em 1998, Granjola apesar de ter nascido no Porto, marido de outra Granjola, D. Mafalda Ferreira e pai dos ilustres Granjolas, seus filhos, Pedro, José Maria, João, Matilde , Maria do Carmo e Francisco.
Em dedicatória o Dr. José Maria Cabral diz:
"Diverte-me a vida, aprecio a vida com intensidade todos os dias. Todo o tipo de vida: vegetal, animal, humana, espiritual..., a criação!
Agradeço aos que me ajudam no aprofundamento deste sentimento que me arrebata.
Agradeço e dedico estas considerações em particular à minha mulher e aos meus filhos, à família que me faz viver."
São estas suas palavras que nos ficam com toda a saudade e toda a energia que faz com que vivamos com a alegria de o termos presente hoje pelos seus escritos e através dos seus filhos, ilustres Granjolas.

ILUSTRES GRANJOLAS....e Granjenses

Cá temos um Grupo de jovens Granjolas, a Benedita Bastos, a Maria, a Fató e a Mena, hoje mães de filhos mas continuam Granjolas.

domingo, 4 de março de 2007

AINDA A VERGONHA ou a falta dela


Esta é a CASA de D. Emília EÇA DE QUEIROZ onde residiu até falecer, em 1934, depois de enviuvar de EÇA DE QUEIROZ e onde educou os 4 filhos que teve do escritor situada na Granja, na parte pretencente à freguesia de ARCOZELO.
Aqui temos duas fotos (uma de 2000 e outra de 2007) que vê que a mesma se encontra a caír e provávelmente, o sr Presidente da Junta da Freguesia de Arcozelo dirá que é privada, mas nada faz para que se conserve a memória da Granja que se encontra na freguesia e vai usurpar com placas o que acha que lhe pretence.
É mesmo a falta de vergonha...e lata, claro.

ILUSTRES GRANJOLAS....e Granjenses

Estamos a falar de grandes e ilustres GRANJOLAS... o Géninho, a Olga Capela, Manuel Ribeiro, irmã do Roque, o Zé Capela, o Nestório, o Zé Camarinha, o Marques Roque, a Luísa, o Manuel Augusto e tantos, tantos outros, que a memória e o alzeimer não me deixam recordar os nomes...
Enfim, Granjolas de quatro costados.
Dêem notícias,sim!
Cá vos esperamos!

sábado, 3 de março de 2007

ILUSTRES GRANJOLAS....e Granjenses



Cá estão os ESCUTEIROS GRANJOLAS um foto dos finais de 19978 e um grupo de que fazem parte o Mário Bastos, Paulo Sousa, Victor Melão,Becas (Maria do Rosário), Avelino,Carlos Pardal, Fátima,o Morador da Estação e o Zéquinha (da Loja Nova) todos escuteiros e hoje grandes GRANJOLAS.

LER E LEITURAS ....de e sobre GRANJOLAS





MAGALHÃES, José Calvet de - EÇA DE QUEIROZ: A Vida Privada,Editorial Bizâncio, Lisboa, 2000.

sexta-feira, 2 de março de 2007

UMA VERGONHA ou a falta dela




Imagem gentilmente cedida por Pedro Couto.

Cá temos o BURACO da Piscina e, em vez de arranjarem as estradas, nomeadamente, a AVª OLIVA TELES que pretence a Arcozelo, ou os passeios das ruas que pertencem aquela freguesia, o sr. Presidente da Junta de Arcozelo gasta o dinheiro dos contribuintes, ou seja, de todos nós, a colocar placas para sinalizar o que já está sinalizado.
Provávelmente quem sabe?? serão contrapartidas de propaganda eleitoral feita em devido tempo, como é costume.
Em vez de fazer uma biblioteca na "guarita" que se encontra fechada e que serviu em tempos de bilheteira, têm tudo trancado e abandonado mas gasta o dinheiro em inutilidades.
Claro que uma BIBLIOTECA serviria toda a população que vai à piscina e todos os municipes da GRANJA e isso o sr. Presidente da Junta não está de acordo pois quer servir é os favores de quem o lá colocou.
Enfim...veremos onde chega a falta de VERGONHA.

ESPAÇOS E MEMÓRIAS ....GRANJOLAS




Queriam e sempre quizeram chamar-lhe outra coisa.
Esta é a PISCINA DA GRANJA feita e construída com dinheiros dos GRANJOLAS e não de nenhuns "laparotos de ARCOZELO". Somos e sempre fomos de S. FÉLIX DA MARINHA, com muita honra e nada temos a ver com "múmias paralíticas" de outras paranças.
Quem assim pensa vive e sente os problemas da freguesia e desta terra não vai admitir que à porta da Piscina da Granja ,se coloquem placas a dizer seja o que fôr, que não seja GRANJA -PRAIA DA GRANJA.
Se fôr preciso convocam-se manifestações e mesmo por msn acabam-se com eles e que vão para o futebol que é um bom desporto dediquem-se a outros campos deixem os nossos - livres e já!